Rádio Web Providência    POPUP
 
Celebrando o mistério do natal

    Comprar presentes, roupas novas, preparar uma linda decoração, é a realidade do natal da maioria das pessoas, mas será que esta época se resume apenas ao consumo desenfreado? De fato, para muitos, o natal não passa de uma data festiva onde se presenteia, onde se prepara uma enorme ceia para reunir a família, mas que no fundo perdeu sua verdadeira essência. O papai Noel ganha o palco e o verdadeiro personagem perde seu brilho.


     Para os católicos, em especial, a época natalina é propícia a momentos de oração e meditação sobre o mistério do nascimento de Jesus. Com a celebração do Advento, a montagem do Presépio e as missas especiais, devemos fortalecer ainda mais a nossa fé.


    Realizar a festa de natal, não é celebrar o aniversário de Jesus, e exige muito mais do que uma preparação externa, como decoração da árvore de natal, a mesa, e os convidados. É o momento para refletirmos sobre questões como: estamos preparados verdadeiramente para acolher o menino Jesus? O que eu tenho feito enquanto cristão? No meu coração tem espaço para Jesus? Responder tais questionamentos poderá nos fazer compreender o verdadeiro sentido do natal.


     Na bíblia, há versículos que falam sobre o nascimento de Jesus, como em Lucas: 2,15-18, quando os três pastores receberam a visita do anjo que levava a notícia. ‘Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura’. Que o natal seja para nós o sinal do Salvador, e que estejamos dispostos a recebê-lo de coração aberto.


    Compreender, e viver o verdadeiro sentido do Natal talvez seja o que falta nas pessoas. É a oportunidade de conversão para uma vida nova, o tempo de praticarmos a solidariedade e o amor. O natal não é somente época de ganhar presentes e montar árvores e enfeites, para que se celebre é necessário saber o motivo dessa festa e o motivo da festa é o nascimento de Jesus. E além de tudo, como cristãos devemos fortificar nossa fé e admirar a força de Jesus, a coragem de Maria, a lealdade de José e o milagre de Deus. Um feliz natal, e que estejamos todos preparados para acolher o menino Jesus!

                                                                                  

                                                                                                                                              Diocese, Suene Almeida

 
Indique a um amigo
 
 
Mais artigos