A Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago (em francês SociétédesPrêtres de Saint-Jacques) é um Instituto missionário clerical de vida apostólica de direito pontifício de origem francesa. Seus membros são chamados de Missionários de São Tiago.
História
Iniciada em 1864 do pensamento e do voto explícito do papa Pio IX, a Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago foi fundada para evangelizar e organizar a Igreja no Haiti depois da independência proclamada em 1804.
Os Sacerdotes de São Tiago têm como missão específica na pastoral diocesana o encontro com diferentes culturas através do carisma missionário inerente de seus membros.
Os Sacerdotes são inseridos de forma estável numa Igreja diocesana, sob a dependência do bispo diocesano e dos superiores da Sociedade, onde exercem o ministério pastoral e são membros do Presbitério. Atuam atualmente em quatro países: França, Brasil, Bélgica e Haiti.
Em Port-au-Prince, a comunidade de missionários, constituída por 15 missionários e cerca de duas dezenas de seminaristas, gerem duas escolas. A escola principal tem cerca de 1800 alunos.
Atuação
Os Padres de São Tiago estão presentes em 4 países:
França
Diocese de Quimperet Léon
Diocese de Créteil
Diocese de La RochelleetSaintes
Diocese de Montepellier
Diocese de Saint-BrieucetTréguie
Diocese de Troyes
Diocese de Vannes
Diocese Militar da França
Brasil
Arquidiocese de Campinas
Diocese de Rio Branco
Diocese de Amparo
Diocese de São Luiz dos Cárceres
Diocese de Guajará-Mirim
Arquidiocese de Maringá
Haiti
Arquidiocese de Porto Príncipe
Diocese d’Anse-à-Veau et Miragoâne
Diocese de Jacmel
Diocese de Jérémie
Diocese de Cayes
Bélgica