Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago

Sociedade dos Sacerdotes de São TiagoA Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago (em francês SociétédesPrêtres de Saint-Jacques) é um Instituto missionário clerical de vida apostólica de direito pontifício de origem francesa. Seus membros são chamados de Missionários de São Tiago.

História

Iniciada em 1864 do pensamento e do voto explícito do papa Pio IX, a Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago foi fundada para evangelizar e organizar a Igreja no Haiti depois da independência proclamada em 1804.

Os Sacerdotes de São Tiago têm como missão específica na pastoral diocesana o encontro com diferentes culturas através do carisma missionário inerente de seus membros.

Os Sacerdotes são inseridos de forma estável numa Igreja diocesana, sob a dependência do bispo diocesano e dos superiores da Sociedade, onde exercem o ministério pastoral e são membros do Presbitério. Atuam atualmente em quatro países: França, Brasil, Bélgica e Haiti.

Em Port-au-Prince, a comunidade de missionários, constituída por 15 missionários e cerca de duas dezenas de seminaristas, gerem duas escolas. A escola principal tem cerca de 1800 alunos.

Atuação

Os Padres de São Tiago estão presentes em 4 países:

França

Diocese de Quimperet Léon