Bispo Dom Joaquín Pertíñez Fernández, OAR

Nascimento: 22 de setembro de 1952 (Monachil, Granada, Espanha)

Ordenação episcopal: 30 de maio de 1999 (Rio Branco – Acre)

Lema: “Para amar mais”

FORMAÇÃO
Cursou os estudos primários em Monachil (Granada) e os secundários em Granada, no Instituto “Padre Suárez”, cursando, logo em seguida, o Curso de Magistério no Centro Universitário “Padre Andrés Manjón”, também em Granada, onde obteve o título de professor de EGB, em 1973.

Nesse mesmo ano de 1973 ingressou na Ordem dos Agostinianos Recoletos, iniciando o Noviciado em 10 de agosto de 1973, em Monteagudo (Navarra) e, no ano seguinte, 11 de agosto de 1974, fez sua Profissão simples.

Durante seus estudos teológicos, realizados em Marcilla (Navarra), emitiu sua Profissão solene no dia 16 de outubro de 1977, e recebeu a ordenação diaconal no dia 30 de outubro de 1977, em Lodosa (Navarra), de mãos de Dom José Mendez, Arcebispo de Pamplona (Navarra).

Ao término de seus estudos teológicos, recebeu a ordenação presbiteral de Dom Florentino Zabalza, Bispo de Lábrea, em 16 de julho de 1978.

DESTINOS E CARGOS OCUPADOS

Os primeiros 10 anos de seu ministério sacerdotal foram passados em Lodosa, no Seminário Menor “São José”, inteiramente dedicados à formação dos seminaristas menores.

Durante esse tempo obteve o Diploma de Psicopedagogia pela FERE. (Madrid – 1979-1983).

Posteriormente também fez especialização em “Expressão Plástica”, pela Universidade a Distância (UNED).

Em 1988, os superiores acolheram seu pedido e o destinaram à missão de Lábrea, aonde chegou em 1988. Ali residiu durante 10 anos, sendo pároco da paróquia de Lábrea e, durante dois triênios, foi superior religioso da Delegação Provincial.

Entre outros trabalhos pastorais destaca-se a construção de várias capelas urbanas, onde deixou mostras de suas habilidades artísticas. Colaborou também na idealização e concretização do “Centro Esperança” de Lábrea.

Em 30 de março de 1998, saiu de Lábrea para tomar posse do cargo da Delegação da Costa Rica, e como superior religioso do Seminário “Santo Ezequiel Moreno”.

Não havendo transcorrido ainda um ano, em 24 de fevereiro de 1999, a Santa Sé o nomeou bispo de Rio Branco.

Foi ordenado bispo, em 30 de maio de 1999, por Dom Moacyr Grechi.

Possui Mestrado em Teologia pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte).

Professor da Faculdade Católica da Amazônia .