O QUE É: “É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos de comunicação” (doc. 75 – Igreja e Comunicação –  CNBB). A PASCOM compreende o diálogo com a sociedade, a comunicação nas pastorais e entre as pastorais. Portanto, “Não é suficiente ter um plano de pastoral da comunicação, mas é necessário que a comunicação faça parte integrante de todos os planos pastorais, visto que a comunicação tem, de fato, um contributo a dar a qualquer outro apostolado, ministério ou programa”. (Aetatis Novae, 17)

OBJETIVO: Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional, através de uma formação sólida e espiritualidade encarnada, aprofundando a importância da comunicação na Evangelização e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação.

ESTRUTURA: A PASCOM está estruturada, de modo a converter-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Por isso, está assim organizada:

• Coordenação Diocesana
  • Coordenações paroquiais