O ano 2003 foi declarado Ano Vocacional, em todo Brasil. Com o tema: “Batismo, fonte de todas as vocações”, e o lema: “Avancem para águas mais profundas”, na Diocese teve lugar um Curso para animadores vocacionais, com participação de pessoas de todas as paróquias, com vistas a potenciar as equipes de animação da Pastoral Vocacional das respectivas paróquias. Aconteceu no Centro de Treinamento nos dias 21 e 22 de fevereiro.

E como grande destaque desse “Ano Vocacional” foi o começo do Seminário Maior na Diocese. Até esse momento os seminaristas maiores estudavam em Porto Velho, no Seminário Arquidiocesano. A experiência não era muito positiva e satisfatória, e para dar continuidade ao trabalho vocacional começado, achou-se que se deveria ter toda a formação própria, por uma série de razões que desaconselhavam continuar em Porto Velho.

Assim, adquiriu-se um terreno, da antiga Embratel, e começou a reforma, ampliação e adaptação do espaço para convertê-lo no Seminário Maior “São José”.

No dia 10 de fevereiro de 2003 foi o dia do início das aulas e das atividades no Seminário, com a novidade das aulas de Filosofia, na própria Diocese.

Na espera de terminar as obras do novo Seminário Maior da Diocese, os seminaristas de Filosofia e Propedêutico permaneceram no Seminário Menor, com suas atividades próprias. Começaram esse ano quatro seminaristas de Filosofia e quatro de Propedêutico.

Como fechamento do “Ano Vocacional”, no dia 20 de novembro foi o dia marcado para a inauguração oficial do Seminário Maior “São José”, da Diocese de Rio Branco.

Em clima íntimo e familiar, com a presença de padres, religiosas e pessoas amigas do Seminário, o Bispo abençoou a Capela e as diferentes dependências do mesmo.

A esperança era de que o novo e bonito Seminário, construído com grande esforço, fosse celeiro de numerosas vocações, e que São José concedesse a graça de abundantes sacerdotes para servir à Diocese de Rio Branco.

Depois da Filosofia também se começou com os estudos de Teologia, chegando a completar o ciclo formativo na própria Diocese, com a ajuda e colaboração de professores voluntários, tanto padres, religiosas, e leigos, que se ofereceram sempre, com total disponibilidade, para servir na formação dos futuros presbíteros da Igreja.

Veja as fotos do Seminário

1. monica

gostaria de saber do telefone do FREI Carlos Paul de MOraes osm

• Diocese de Rio Branco

Olá desculpa pela demora, pedimos primeiramente que você entre em contato com mesmo via e-mail: prof@bol.com.br. Obrigado!

2. Jaime Rabaneda Gutierrez

Para fazer os estudos ao seminario mayor em Rio Branco que debo fazer ?

Obrigado