Rádio Web Providência    POPUP
 
29 de Outubro: Dia Mundial de Combate ao AVC

Hoje, 29 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), segunda maior causa de mortes no mundo, podendo acometer qualquer pessoa, de qualquer idade. A data reforça os cuidados para evitar e identificar a doença. Além da prevenção, reconhecer os sinais de um AVC pode contribuir para evitar mortes.

De acordo com a OMS, 17 milhões de pessoas sofrem um AVC todos os anos no mundo, podendo acometer uma a cada quatro pessoas em idade adulta durante a vida. Um AVC pode afetar diferentes áreas do cérebro e trazer sequelas motoras, como paralisação dos movimentos ou dificuldades para andar e falar, por exemplo. Além disso, pode impactar na compreensão e reconhecimento, prejudicando inclusive a memória.

Conhecido como ‘derrame’, o AVC apresenta uma série de fatores de risco, tais como: sobrepeso, hipertensão, tabagismo, consumo de álcool, falta de exercícios físicos e má alimentação. Entretanto, existem medidas de prevenção que podem ser adotadas para diminuir as chances de ter um derrame, por exemplo, o controle do colesterol, da pressão arterial, controle do peso, alimentação equilibrada, parar de fumar, limitar o uso de álcool e praticar exercícios físicos.

Identificando os sinais de um AVC

-Dor de cabeça intensa que surge de repente;
-Diminuição da força de um dos lados do corpo, que é visível no braço ou na perna;
-Perda da sensibilidade de uma parte do corpo, não identificando o frio ou calor, por exemplo;
-Dificuldade em permanecer de pé ou ficar sentado, pois o corpo cai para um dos lados, não conseguindo andar ou ficar arrastando uma das pernas;
-Alterações da visão, como perda parcial da visão ou visão embaçada;
-Rosto assimétrico, com boca torta e sobrancelha caída;
-Dificuldade para levantar o braço ou segurar objetos, pois o braço fica caído;
-Fala embolada, lenta ou com um tom de voz muito baixo e muitas vezes imperceptível;
-Movimentos incomuns e descontrolados, como tremores;
-Sonolência ou mesmo perda de consciência;
-Perda de memória e confusão mental, não sendo capaz de realizar ordens simples, como abrir os olhos e, podendo ficar agressivo e não saber referir a data ou o seu nome, por exemplo;
-Náuseas e vômitos.
Em caso de suspeita de AVC ligue imediatamente para o Samu

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas