30 anos Renovação Carismática Católica RCC no Estado do Acre

No ano jubilar da Renovação Carismática Católica do Brasil (1969 2019), lembrando daquele encontro que fala no livro ‘Pois a Promessa é para Vós’, do autor Bruno Maffi, que conta a trajetória do Movimento carismático iniciando na Experiência de Oração que aconteceu no final de semana dos dias 15, 16 e 17 de agosto, na Casa Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Brandina, em Campinas (SP). Tendo presente cerca de 60 jovens que estavam reunidos na casa de retiro e lá, conduzidos pelo jovem sacerdote jesuíta Haroldo Rahm, tiveram uma experiência transformadora com o Espírito Santo. Após aquelas pregações, momentos de oração e reflexão surgiram uma série de outros eventos e momentos da chamada Renovação Carismática Católica por todo país. Lá se vão 50 anos deste belíssimo encontro.

Aqui em nosso Estado do Acre, também estamos comemorando 30 anos do início da Renovação Carismática (1989 2019), momento de graça e júbilo para todos, lembrando dos pioneiros que trouxeram e difundiram o Movimento Carismático, dentre eles: Sr. Jorge Lugnani (in memorian), juntamente com o sr. Frederico Lemos de Moura Leite (in memorian), mais conhecido com Fred, e outras lideranças que ajudaram a iniciar o movimento para todo o Estado.

Com isso e em celebração pelos 50 anos no Brasil e 30 anos no Estado, que o Conselho Geral da RCC do Acre, nos dias 14 a 17 de novembro, foi promovido o 11º Congresso Estadual da RCC, nas dependências da Paróquia Santa Inês em Rio Branco, contando com a presença de mais de 500 fiéis das duas Dioceses do Acre: Cruzeiro do Sul e Rio Branco, dos Estados do Amazonas, Rondônia e ainda dos países do Peru e da Bolívia. E com o tema, inspirada na passagem bíblica de Romanos 5, 5 ‘O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado’. Durante a programação, aconteceu várias atividades como missas durante os quatro dias, com a presença de Padres e Diáconos que fizeram parte da origem do movimento no Acre.

Pregações com Leandro Rabello, Diretor da Escola Nacional de Formação de Líderes e Missionários, e Vicente Machado, coordenador da RCC Goiás, também os coordenadores Diocesanos Mateus (Cruzeiro do Sul) e José Adelson (Rio Branco). Foi um momento de júbilo e graças para todos os presentes, bem como muitas animações musicais e encenações teatrais com o Ministério de Música e Artes, e um espaço do Congressinho destinado para as crianças.

E pelos 30 anos do início da Renovação Carismática Católica, na sexta 15 de novembro, teve-se um momento para avenida de recordações com apresentação de pessoas que integraram a RCC no começo, lembrando as canções que ajudaram no crescimento do movimento no Estado. Na oportunidade, também foi comemorado e homenageado o querido Padre Massimo Lombard, que celebra em 2019, seus 50 anos de vida sacerdotal, sendo um dos Diretores Espirituais da RCC por alguns anos.

No sábado 16, a terceira noite foi marcada por homenagens feitas pelos integrantes do Ministério Universidades Renovadas (MUR), uma expressão da RCC nas instituições de ensino superior no Acre, aos seus coordenadores. Foi seguido de um show com a banda Sacramix e o cantor católico Cleiton Saraiva.

O encerramento do congresso se deu no último domingo 17, após a celebração eucarística, ouve um momento de agradecimentos aos sacerdotes e diáconos, aos pregadores convidados, à equipe dirigente, à ECPP e equipe de liturgia da paróquia Santa Inês, aos benfeitores e patrocinadores, a direção da Escola Samuel Barreira e Paróquia Santa Cruz que hospedaram alguns congressistas, e à Polícia Militar do Estado do Acre pelo apoio na segurança pública e na colaboração da banda de música da PM, na pessoa do Tenente e Maestro Everaldo, fazendo a abertura do Congresso Estadual, executando o Hino Nacional e o Hino Acreano, e à empresa Limpebras pelo apoio na coleta de resíduos.

Enfim, a Renovação Carismática Católica no Estado do Acre é convidada a abrir-se ao Espírito Santo que, ao derramar o maravilhoso amor de Deus, torna-nos um povo que vive a comunhão fraterna, o transbordamento desse amor, alcançando a muitos irmãos e irmãs das diversas localidades e realidade, bem como a unidade com os Bispos: Dom Flávio (Cruzeiro do Sul) e Dom Joaquín Pertíñez (Rio Branco).

Por Pedro Alexandre de Souza Farias