7ª JORNADA NACIONAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA É CELEBRADA NESTE DOMINGO

A diocese de Rio Branco realizou neste domingo (26), a 7ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, a IAM.  A celebração aconteceu na catedral Nossa Senhora de Nazaré, com missa presidida pelo padre Manoel de Jesus, e contou com a participação de crianças e adolescentes de diversas paróquias de Rio Branco.

A 1ª Jornada Nacional da IAM aconteceu no dia 26 de maio de 2013. As Jornadas tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças e adolescentes, fazendo com que se desenvolvam no protagonismo, solidariedade e na evangelização.

Este ano a 7ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária trás o tema ‘Batizados e enviados: IAM em missão no mundo’. Leane Cunha, coordenadora da IAM na diocese de Rio Branco, fala sobre a realização da celebração este ano. ‘Estão presentes aqui várias paróquias, este momento representa a união dos grupos onde está presente a obra aqui na diocese, as crianças serão consagradas para continuar esta missão aqui na nossa diocese, e irão ofertar os cofrinhos, no qual trabalham  o ano  todo, os cofres serão ofertados hoje e  direcionados a nossa sede em Brasília, para ser ofertado a atividades com crianças na África, este ano”.

Os grupos da Infância Missionária são formados por 12 crianças, que, simbolicamente, lembram os Apóstolos. São crianças e adolescentes até 14 anos de idade, que atuam como fermento missionário na escola, na família e na comunidade. Cada grupo escolhe uma criança ou adolescente como Coordenador, que anima os encontros e distribui as atividades, com a ajuda de um Assessor adulto. Karoline Fiusa, fala sobre a importância de participar da IAM. ‘Eu me sinto muito alegre em saber que estamos ajudando pessoas, crianças que estão necessitadas. Através de uma simples arrecadação, uma simples oração, estamos ajudando pessoas que realmente necessitam de ajuda”.