A igreja católica celebra a festa de Nossa Senhora Aparecida

Nesta segunda-feira, 12 de outubro, a igreja católica celebrou o dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil.

Conhecida por sua misericórdia e por zelar carinhosamente por seus fiéis, Nossa Senhora Aparecida ampara os aflitos que buscam todo tipo de auxílio. Independente da tormenta pela qual esteja passando, apegue-se a essa santa e ela irá acolher seu coração e te ajudará a superar as mais diversas turbulências.

A data foi determinada como comemorativa em 1953, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Mas foi em 30 de junho de 1980, mediante decreto, que o general-presidente da República, João Batista Figueiredo, instituiu o feriado nacional em consagração à Nossa Senhora Aparecida.

Milhões de pessoas vão até a cidade de Aparecida para rezar em sua basílica. A basílica de Nossa Senhora Aparecida tem o nome de Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. É a maior igreja católica do Brasil e uma das maiores do mundo. Foi construída uma capelinha para abrigar a imagem, e a devoção a ela foi aumentando. Outras capelas maiores a substituíram, e ao seu redor surgiu a cidade de Aparecida, que foi crescendo. Aparecida tornou-se o maior centro de romaria do país e hoje abriga uma grande igreja.

História

Em 1717, três pescadores lançaram suas redes nas águas do rio Paraíba à procura de peixes, em um período que era conhecido por não ter muitos peixes no local. Mesmo que as chances eram poucas, eles tentaram a sorte porque precisam do alimento.

Sem obter sucesso, no lugar dos peixes, encontraram o corpo da imagem de Maria, mãe de Jesus. Surpresos, fizeram uma segunda tentativa e fisgaram uma cabeça, que encaixou-se perfeitamente na estátua do corpo encontrado. Ao lançarem pela terceira vez as redes no rio, então, conseguiram uma pesca farta, e este milagre foi o primeiro atribuído à santa.

A imagem de Maria, que passou a ser chamada de Nossa Senhora Aparecida, ficou guardada na casa de um dos pescadores por alguns anos. Um grupo de pessoas passou a se reunir no local para realizar a prece a Nossa Senhora Aparecida pedindo seu auxílio. Devido a esse episódio, uma longa história de devoção por parte de muitos brasileiros teve início.

Oração a Nsa. Sra. Aparecida

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus,
Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
refúgio e consolação dos aflitos
e atribulados,
Virgem Santíssima,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos,
ó clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer que algum daqueles
que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome
e implorado vossa singular proteção,
fosse por vós abandonado.

Animados com esta confiança,
a vós recorremos.
Tomamo-nos de hoje para sempre por nossa Mãe, nossa
protetora,
consolação e guia,
esperança e luz na hora da morte.

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e a vosso Santíssimo Filho, Jesus.
Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os negócios espirituais e temporais.

Livrai-nos da tentação do demônio,
para que, trilhando o caminho da virtude,
possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória,
por todos os séculos dos séculos.
Amém.