A igreja católica celebra hoje a festa litúrgica de São Mateus

Hoje, dia 21 de setembro é um dia importante para a Igreja, pois comemoramos o dia de São Mateus, apóstolo e evangelista. E essa data será celebrada com uma missa em honra ao santo, presidida pelo padre José Cleocimar, pároco da paróquia que leva o nome do padroeiro. Com o tema ‘Mateus, homem segundo o coração de Deus’, a missa será transmitida às 18h pela TV Diocese, canal 35.1, e pelo Facebook da Diocese de Rio Branco, direto da capela Mãe da divina Providência.

Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Nasceu com o nome de Levi, filho de Alfeu, trabalhou como cobrador de impostos, porém ao receber o convite de Jesus largou tudo de sua antiga vida, dinheiro e apegos materiais. Descobrindo, assim, sua vocação. Mais tarde o santo apóstolo mudaria seu nome para Mateus que significa ‘dom de Deus’.

São Mateus foi um dos doze apóstolos de Cristo. É o autor do primeiro dos três evangelhos sinóticos, os outros dois são de Marcos e Lucas. No Evangelho, Mateus apresenta Jesus com o título de Emanuel, que significa ‘Deus está conosco’. Mateus apresenta Jesus como o Mestre que veio realizar a justiça. Relata a morte e a ressurreição de Jesus. Seu evangelho é organizado em “cinco livrinhos”, cada um contendo uma parte narrativa seguida de um discurso, que reúne e explica o que está contido nas narrativas.

Existem várias versões sobre sua morte. Uma delas é que teria morrido na Etiópia apedrejado, decapitado e queimado, defendendo Santa Efigênia. Suas relíquias teriam sido encontradas em 1080, e levadas para a cidade italiana de Salerno, onde até hoje se encontram e são consideradas pelos mais crentes como verdadeiramente do santo.