Rádio Web Providência    POPUP

Acontece nesta semana a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Termina nesta sexta-feira, 16 de abril, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com início na última segunda-feira, 12, esse é o primeiro encontro do Episcopado brasileiro realizado totalmente de forma remota por causa da pandemia da Covid-19. Na edição deste ano, todos os prelados do país precisaram se adaptar ao formato totalmente on-line. O tema do encontro é 'Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias'.

Para conectar os 309 bispos que tem direito a voto, os 166 bispos eméritos, e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados e dar seguimento à realização da AG CNBB, foi montada uma força-tarefa com colaboradores da tecnologia da informação, secretaria, comunicação e assessores das comissões episcopais pastorais da sede da entidade em Brasília (DF) e também colaboradores de regionais e dioceses da Igreja no Brasil.

A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) colocou em pauta vários temas e votações, dentre eles a aprovação do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil que acontecerá em 2023. Na ocasião, serão comemorados os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.

Também foi apresentada a Campanha Fraternidade 2022, que tem como objetivo promover o diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã. Terá como tema 'Fraternidade e Educação' e como lema 'Fala com sabedoria, ensina com amor (cf. Pr 31, 26). A proposta foi apresentada, na na terça-feira, 13, aos bispos.

Na quarta-feira, 14, terceiro dia de assembleia, foi oficializada a criação do regional Leste 3, composto pelas Igrejas Particulares do Estado do Espírito Santo: a arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus. O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, apresentou o resultado da consulta prévia na qual 269 presentes no momento votaram e, destes, 251 bispos aprovaram a criação do 19º Regional da CNBB, 6 foram contrários e houve 12 abstenções.

Após discussão prévia à 58ª Assembleia Geral, o texto ‘Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias’ foi aprovado pelo episcopado brasileiro. O arcebispo da arquidiocese de Salvador (BA), primaz do Brasil, cardeal Sergio da Rocha fez a leitura da primeira versão da Mensagem ao Povo Brasileiro, a ser divulgada no final da 58º AG CNBB. Os bispos enviaram suas sugestões à equipe que voltará a se reunir para incorporar os acréscimos. O cardeal Sergio afirmou que a equipe vai procurar fazer o melhor possível para que a mensagem seja fiel aos anseios e reflita a visão do episcopado brasileiro.

Durante a assembleia, Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo para o episcopado brasileiro. A mensagem foi direcionada também ‘a cada brasileiro e brasileira’ e ao amado Brasil, país que em sua avaliação ‘enfrenta uma das provas mais difíceis de sua história’.

‘Desejo, em primeiro lugar, manifestar a minha proximidade a todas as centenas de milhares de famílias que choram a perda de um ente querido. Jovens, idosos, pais e mães, médicos e voluntários, ministros sagrados, ricos e pobres: a pandemia não excluiu ninguém no seu rastro de sofrimento’, disse o chefe da Igreja Católica.

O Santo Padre aponta, na mensagem, o caminho para superar o ‘momento trágico’ da pandemia da Covid-19 no país. ‘A nossa fé em Cristo Ressuscitado nos mostra que podemos superar esse momento trágico. Nossa esperança nos dá coragem para nos reerguemos. A caridade nos impulsiona a chorar com os que choram e a dar a mão, sobretudo aos mais necessitados, para que possam voltar a sorrir. E a caridade nos impulsiona a nós como Bispos a nos despojar. Não tenham medo de despojar-se. Cada um sabe de que coisa… É possível superar a pandemia, é possível superar suas consequências’, afirmou.

Por Suene Almeida

Indique a um amigo