Rádio Web Providência    POPUP
 
Acre sofre com o aumento do número de casos de dengue neste início de ano

  Nos dois primeiros meses de 2021, o estado do Acre registrou 7.514 casos suspeitos de dengue, segundo a Secretaria de Saúde do Acre – Sesacre. Neste mesmo período de 2020 contabilizou 2.598 casos suspeitos da doença.


A regional do Baixo Acre foi a que registrou mais casos, sendo que só na capital acreana, Rio branco, foram contabilizados 3.276 casos suspeitos. O município decretou situação de emergência, devido à grande procura de pessoas com sintomas da doença às UPAS e unidades de saúde do município.


Os principais sintomas da dengue


Em alguns casos, as pessoas enfermas confundem os sintomas iniciais da dengue com os do Covid- 19. Mas para esclarecer, iremos citar os principais sintomas da dengue, que consistem em:


Febre alta de 39° a 40° C;

Dores musculares;

Dores de cabeça;

Dores abdominal intensa e contínua, ou dor quando o abdome é tocado;

Vômitos persistentes;

Acúmulo de líquidos;

Sangramento de mucosas (principalmente nariz e gengivas);

Letargia (perda de sensibilidade e movimentos) ou irritabilidade;

Hipotensão postural (tontura e queda de pressão em determinadas posições)

Hepatomegalia (aumento do fígado) maior do que 2 cm.


Propagação e prevenção da doença


O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos.


A melhor forma de prevenção da dengue e evitar acúmulos de água parada, vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção. Pois os ovos do mosquito podem sobreviver e ficar até um ano para encontrar melhores condições para se desenvolver.

 

 

 

 

 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas