Amor e devoção: Milhares de devotos vão às ruas de Rio Branco  para participar do Círio de Nazaré

Aconteceu neste último domingo, 13, a 88ª edição do Círio de Nazaré, na capital Rio Branco. A romaria em devoção à Nossa Senhora de Nazaré reuniu milhares de devotos que caminharam pelas principais ruas do  centro da cidade.

A concentração aconteceu na orla do rio Acre, a gameleira, onde houveram shows de bandas católicas, e foi ali também que os fiéis acolheram as imagens de Nossa Senhora e de Cristo Libertador, que chegaram de barco, sendo trazidas pelas águas do rio Acre. A procissão iniciou por volta das 18h e seguiu até a catedral Nossa Senhora de Nazaré.

Durante o percurso, as manifestações de fé eram diversas, com tochas e velas em mãos, os romeiros rezavam, pagavam promessas e seguravam a corda, que é tradição e um símbolo de fé para os devotos que participam da procissão de Nossa Senhora de Nazaré. Renata Chaves, que participa a vários anos do círio, fala sobre a importância de nossa Senhora. ‘Todos os anos eu participo, e ela sempre me alcança graças, a minha filha foi uma promessa que eu fiz e ela me agraciou, e eu rogo sempre pela minha saúde e da minha família.’

Após a chegada da imagem e da procissão na catedral Nossa Senhora de Nazaré, foi realizada a celebração da santa missa, presidida pelo padre Manoel da Costa, onde os fiéis puderam celebrar a santa eucaristia e aprofundar ainda mais sua devoção à Nossa Senhora. ‘O Círio de Nazaré reune a nossa comunidade e manifesta o amor à mãe de Jesus. A missão de Maria é nos fazer chegar ao seu filho, Jesus, e é esta a função do círio, caminharmos juntos na mesma direção, e o nosso objetivo é chegarmos juntos ao cristo ressuscitado.’ Ressalta, padre Manoel.