Dia de Santa Raimunda, celebrado no dia 15 de agosto, uma devoção que valoriza a mulher.

Assis Brasil celebra o dia de Santa Raimunda

A crença surgiu na primeira década do século XX, em Assis Brasil, município do estado do Acre, divisa com Peru e Bolívia. Santa Raimunda era uma mulher humilde, caridosa e estava grávida de seu marido, que era seringueiro da pequena cidade, mas veio a falecer e virou a “Alma do Bom Sucesso” no município de Assis Brasil - Acre.

A programação é chamada de “Caminhada Religiosa e Ecológica”. Nos dias 11, 12 e 13 de agosto foi feito a ação do tríduo em homenagem a Santa Raimunda na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Igreja Matriz), nos dias restantes são seguidos de acordo com o cronograma, finalizando no dia 15 com a ação da “caminhada religiosa e Ecológica, com destino a Colocação Flor de Xapuri no Seringal São Francisco onde fica localizado o Santuário de Santa Raimunda, Alma do Bom Sucesso.

Edmilson Lopes Pereira Junior, é conselheiro paroquial e conta que existe um grupo desde 2006, onde caminham do centro da cidade de Assis Brasil até o Santuário, em um percurso de 42 km. “Toda nossa caminhada é acompanhada de romeiros, que fazem dessa experiência uma contemplação à natureza”, ressalta Junior.

O público anualmente vem crescendo, mas Junior explica que no período de pandemia foi notável a falta de público e agora que estão retornando suas atividades. “Esse ano foi mais intenso, as atividades pernoitaram muitas pessoas no Santuário”, conta o entrevistado.  Os veículos de comunicação têm influenciado o crescimento da comunidade, e em 2023, a celebração de Santa Raimunda contou com mais de 300 pessoas para a caminhada, e mais de 4.000 pessoas estiveram presentes na Missa da Alma do Bom Sucesso.

A celebração à Santa Raimunda é um momento muito esperado pelo público que aprecia a crença, Edmilson conta ainda que, todos os anos as experiências são marcantes. “Todo ano é marcante, você presenciar pessoas com um profundo sentimento de amor ao próximo, exercitando as suas qualidades de vida, pessoas simples que depositam seu amor e respeito a Santa Popular da nossa floresta. O sentimento de pertença que os devotos trazem consigo e quando chegam no santuário ficam contemplando a capela em sua homenagem. A fé move montanhas e vejo também que rompem distâncias, são muitas pessoas advindas de diversos lugares em um número sempre maior de peruanos e brasileiros”, finaliza Edmilson Junior.

Santa Raimunda em seus últimos dias de gravidez decidiu acompanhar o marido em um caminho longo de seringueiras, mas pelo cansaço e peso de sua barriga, disse ao marido que não aguentaria continuar a caminhada. Seu marido  ficou irritado, pois não queria parar seu trajeto de trabalho, então deixou a esposa sozinha nesta floresta. Sem apoio do cônjuge e apenas com a companhia de seu filho em sua barriga, Santa Raimunda começou a sentir dores, onde de imediato entrou em trabalho de parto e por complicações faleceu no local onde estava.

Seu marido que já estava mais à frente do seu caminho, estranhou a demora de descanso de Raimunda, então decidiu voltar ao local onde havia a deixado. Chegando ao local encontrou-a morta embaixo de uma seringueira. O marido chamou outros homens pedindo ajuda para levar o corpo de sua mulher para que pudesse sepultá-la, mas tiveram a surpresa do corpo estar muito pesado e não conseguiram sequer movê-lo. O filho sobreviveu, logo foi visto pelo pai e levado.

Seu corpo ficou impossibilitado de mover, por capacitar um peso que nenhuma das pessoas souberam explicar, então decidiram fazer o sepultamento de Santa Raimunda, ali mesmo, diante da seringueira. Testemunhas dizem que o local exala um perfume até os dias de hoje e todos que chegavam ao lugar sentiam um cheiro nunca sentido pela terra, ali começou a devoção de Santa Raimunda.

O milagre de Santa Raimunda começou através de um trabalhador seringueiro, que estava contaminado pela malária, mas não poderia deixar de trabalhar, pois, o sustento de sua família dependia do mesmo. Tendo que encarar a chuva forte desse dia, pediu a Santa Raimunda que o protegesse. O dia continuou com chuva, mas o trabalhador não molhou sequer uma parte de seu corpo durante seu trabalho. O acontecimento se espalhou pela cidade e os habitantes começaram a fazer promessas para Santa Raimunda, ficou conhecida como “Alma do Bom Sucesso” e onde era seu túmulo, foi construída uma capela, que hoje é visitada por pessoas de diversas regiões.