Bispo Dom Joaquín Pertíñez  e outros bispos da Amazônia in visita ad Limina no Vaticano

Dom Joaquín Pertíñez, Bispo da Diocese de Rio Branco, com mais 16 bispos, representando o Regional Norte 1 da CNBB (Estados do Amazonas e Roraima) e o Noroeste (Acre, sul do Amazonas e Rondônia), foram recebidos nesta segunda-feira (20), no Vaticano.

Após celebrarem a Eucaristia junto ao túmulo do Apóstolo Pedro, os 17 bispos presentes, encontraram-se com o Papa Francisco.
Neste primeiro encontro, o Sucessor de Pedro usou a expressão “Arrisca, meu irmão, se você não arriscar, já está errando”.

O Papa suplicou aos bispos que “escutem os povos indígenas, escutem as comunidades de base, o Espírito Santo age através dessas pessoas, dos pobres da Igreja, e vocês estão na fronteira, vocês estão com os mais pobres, vocês estão onde eu gostaria de estar”.

“Francisco nos aconselhou a continuar sendo pastores com cheiro de ovelha, de estar junto ao povo que sofre, de não abandonar os pobres, migrantes e estar ao lado de todos os que precisam de uma presença materna da Igreja. Agradeceu por estarmos nas periferias do Brasil e de tantas situações difíceis...” Dom Joaquín.

Segundo Dom Joaquín  “foi um dia abençoado, que o Papa abençoou, ainda mais, com sua bênção para todos os fiéis de nossas dioceses, incluída a Diocese de Rio Branco.
A bênção do Papa é muito forte e acredito que já deve ter chegado por aí...
E, junto com a benção do Papa, mando também a minha, desde esta cidade de Roma, onde se percebe a cada passo a grandeza e a beleza de nossa Igreja.
Que Deus abençoe a todos e todas! Um abraço”!

Durante o encontro vossa Santidade foi presenteado com alguns símbolos amazônicos.
A visita ao Vaticano termina na próxima sexta-feira (24) e ao longo da semana a delegação da Amazônia visita dicastérios, conselhos e comissões do Vaticano, além de constar na programação a celebrarão da Eucaristia nas quatro Basílicas Maiores de Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos Muros.