TEMA: FRATERNIDADE E DIÁLOGO: COMPROMISSO DE AMOR
LEMA: CRISTO É A NOSSA PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UMA UNIDADE (Ef 2,14a)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021

Nesta quarta-feira de cinzas, 17, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lança oficialmente em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade 2021, que tem como tema ‘FRATERNIDADE E DIÁLOGO: COMPROMISSO DE AMOR’ e lema: ‘CRISTO É A NOSSA PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UMA UNIDADE’ (Ef 2,14a). Neste ano, a Comissão da CFE 2021 é formada por representantes das igrejas-membro do CONIC, além da Igreja Betesda de São Paulo, como igreja observadora, e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular (Ceseep), como membro fraterno. Esta é a quinta vez que a Campanha é ecumênica. Em mensagem enviada a CNBB para a Campanha da Fraternidade, o Papa Francisco diz que ‘ao promover o diálogo como compromisso de amor, a Campanha da Fraternidade lembra que são os cristãos os primeiros a ter que dar exemplo, começando pela prática do diálogo ecumênico. Certos de que ‘devemos sempre lembrar-nos de que somos peregrinos, e peregrinamos juntos’, no diálogo ecumênico podemos verdadeiramente ‘abrir o coração ao companheiro de estrada sem medos nem desconfianças, e olhar primariamente para o que procuramos: a paz no rosto do único Deus’ (Exort. Apost. Evangelii gaudium, n. 244)’. A CF 2021 tem como objetivo geral ‘através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual’. Os objetivos específicos são: Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus; encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social; animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima; promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio; fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa. Em Rio Branco, o lançamento da CF vai acontecer durante as celebrações nas paróquias, com transmissão pelas redes sociais. Durante os 40 dias da quaresma várias atividades serão realizadas pelo Instituto Ecumênico e pelas paróquias com o objetivo de concretizar os objetivos da Campanha.