Cáritas Brasileira completa 64 anos de história

Hoje, dia 12 de novembro, a Cáritas do Brasil celebra seu 64º aniversário e reafirma sua opção preferencial pelas pessoas empobrecidas do país. E para celebrar essa data, a instituição preparou uma série de eventos e celebrações comemorativas que vão de 11 a 17 de novembro de 2020, com destaque para a celebração eucarística, dia 12 de novembro, no Santuário Bom Jesus da Lapa (BA).

Trata-se de uma rede de pessoas organizadas em grupos, comunidades, paróquias, municípios, regiões, que contribuem para a vivência da solidariedade, construção da cidadania e fortalecimento da democracia e da organização popular, em vista de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Em Assembleia Nacional, realizada no ano passado, em Teresina (PI) a Cáritas Brasileira reafirmou sua missão institucional: Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e, participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Desde seu início, a instituição prioriza ações mobilizadoras a partir do protagonismo de comunidades, mulheres, jovens, migrantes, pessoas atingidas pelos impactos ambientais, grupos de economia popular solidária e todo o conjunto da sociedade, na incidência política, pelo amplo acesso aos direitos fundamentais e garantia dos direitos humanos, assim como dos direitos da natureza.

História da Cáritas no Brasil

No Brasil a Cáritas foi fundada por Dom Hélder Câmara, em 1956, como organismo de Pastoral Social da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e entidade de Assistência Social.

No início ela foi incumbida de articular todas as obras sociais católicas e assumir a distribuição do Programa de Alimentos para a Paz, subsidiado pelo governo americano como um dos eixos de um Programa maior chamado “Programa Aliança para o Progresso”, implementado após a Segunda Guerra Mundial.

Foi nos anos 1990 que a Cáritas Brasileira projetou iniciativas inovadoras como a dos Projetos Alternativos Comunitários, e com equipes estáveis (nacional, regionais e muitas dioceses), ela assumiu uma liderança ativa no conjunto das pastorais sociais. Estes Projetos se transformaram em Economia Solidária, presente hoje nos 27 Estados Brasileiros e no Distrito Federal.

Está organizada em uma rede com mais de 180 entidades-membro, 12 regionais – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe) – e uma sede nacional. Atua em mais de 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas.