Celebração de Corpus Christi

Este ano a celebração de Corpus Christi será transmitida ao vivo pela Tv Diocese, em virtude da quarentena adotada pelo governo do Acre para combate ao Covid-19. A Missa acontecerá nesta quinta-feira, 11, as 08 horas da manhã. A transmissão também ocorrerá pelo facebook da Diocese de Rio Branco.

A tradicional procissão, que reunia milhares de fiéis e que contava com os belíssimos tapetes confeccionados pelas paróquias, não acontece esse ano.

A celebração de Corpus Christi, nos convida a celebrar o corpo e o sangue de Cristo. Mesmo que distantes em presença, somos chamados a elevar nossos corações a Jesus em nossas casas, vivenciando este dia especial para nossa igreja.

Importância e Origem

Corpus Christi, em latim, significa ‘Corpo de Cristo’, a solenidade foi criada em honra ao sacramento da Eucaristia, e é um momento voltado para aumentar a fé, e de consagração do corpo e sangue de Jesus.

A solenidade de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira, e é celebrada logo após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre oito semanas depois da Páscoa.

Sua instituição se deu na Europa, com a bula Transiturus de hoc mundo, do papa Urbano IV, publicada no dia 11 de agosto de 1264. Um dos fatos que influenciaram para a criação da solenidade foram as visões de santa Juliana, uma freira de Mont Cornillon, onde segundo ela, Jesus pedia uma festa em honra do Sacramento da Eucaristia.

Os tapetes de Corpus Christi

Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição, e todos os anos, os católicos se reúnem nessa data celebrativa para confeccionar verdadeiras obras de arte com os mais diversos materiais, alguns deles como, a serragem, areia, folhas, flores, tecidos e tintas.

Os tapetes são confeccionados formando um caminho para a passagem do padre com o Santíssimo Sacramento.