Celebração do Centenário da Diocese de Rio Branco

A Diocese de Rio Branco completou 100 anos no sábado, 15, e para celebrar essa data, foi realizada a Missa do Centenário, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joaquín Pertíñez, concelebrada pelo padre Jairo Coelho, e assistida pelo diácono Antônio Miranda.  A transmissão da santa missa se deu pela TV Diocese e pelo Facebook da Diocese de Rio Branco. E os fiéis puderam assistir a missa no conforto de suas casas.

Durante a homilia, Dom Joaquín contou sobre a história da formação da Diocese de Rio Branco, ressaltando a todos os personagens que fizeram parte dos 100 anos da igreja no Acre, como os seringueiros, Servos de Maria, sacerdotes, religiosos e religiosas. ‘Nosso Centenário quis resgatar a memória de nossos antepassados que nos transmitem a fé, homens e mulheres que deram a vida para que o Acre e nossa igreja pudesse chegar a ser o que são hoje.’ Destaca o bispo.

Dom Joaquín falou também sobre os símbolos do Centenário, que são eles, Cristo Seringueiro e Nossa Senhora da Seringueira. Explicou o significado das imagens e sua importância para história do Acre e da igreja católica. ‘Cristo se humanizou, assumindo a condição do servo sofredor, Cristo se identificou com o pobre sofrido seringueiro. [...] ao mesmo tempo também, tiveram várias Marias sofredoras, Maria ao pé da cruz, que acompanhou o sofrimento de seu filho e seu esposo, sofrendo no silêncio da floresta, sem ninguém enxugar seu pranto.

Os símbolos do Centenários estavam peregrinando pelas paróquias e comunidades da Diocese desde 2016, e tinham como responsável o diácono Antônio Miranda. Que em oportunidade, agradeceu pela missão, ‘ eu só tenho a agradecer, ao nosso bispo, por me confiar tamanha missão, nesses três anos de caminhada nas paróquias levando esses símbolos.’

Ao final da celebração, padre Jairo Coelho leu a nota do bispo Joaquín sobre o Centenário, a qual, fala sobre a alegria que é celebrar 100 anos de igreja. Em um trecho da nota, o bispo destaca que, ‘é um momento único na nossa história. Por isso devemos parar um pouco, dar graças a Deus e renovar nosso compromisso de cristãos ao serviço do reino de Deus.’

Após a celebração, aconteceu uma carreata em comemoração ao Centenário, com saída da catedral Nossa Senhora de Nazaré. Os carros ornamentados e  a alegria dos fiéis fizeram do momento uma linda celebração.

Além da catedral, várias paróquias realizaram carreatas, terços e orações para agradecer pelos cem anos de Diocese. Algumas paróquias fizeram carreata na manhã seguinte ao centenário, 16.