Comunidade Santo Expedito é reinaugurada na Área Missionária Divina Misericórdia

A comunidade Santo Expedito da Área Missionária Divina Misericórdia, foi reinaugurada nesta última quinta-feira Santa (15). Após as obras de melhorias, a reinauguração aconteceu durante a celebração da missa de Lava-pés, na primeira noite do Tríduo Pascal.

Na oportunidade, padre Jairo, responsável pela Área Missionária Divina Misericórdia, agradeceu a contribuição dos fiéis que ajudaram direta e indiretamente para a reforma da comunidade.

“Para nós é uma alegria muito grande entregar a obra à comunidade Santo Expedito, aqui será o lugar de encontro entre pessoas e encontro com Deus. É um momento bonito da comunidade, em que a comunidade toda se envolveu, o fruto do trabalho de tanta gente, o suor de tantas pessoas que sem dúvida alguma lutaram, trabalharam para que essa comunidade hoje seja o que é”, disse o padre Jairo.

Padre Jairo Coelho, durante Santa Missa do lava-pés (Foto: Talison Gomes/TV Diocese).

Durante a obra, as celebrações foram realizadas na casa do casal Jarlis Alves e Edinúbia da Silva, coordenadores da comunidade. Todos os domingos pela manhã os fiéis se reuniam e se acomodavam na área da residência e celebravam as missas.

“Para nós foi maravilhoso receber o senhor em nossa casa, receber as famílias da comunidade na nossa residência”, disse Edinúbia.

Para o coordenador da comunidade, é motivo de satisfação, reinaugurar a igreja com a presença de toda comunidade.

“É um projeto que já vem sendo sonhado pela comunidade a muito tempo, receber melhor nossos irmãos nesta casa, hoje a gente se sente realizado porque a princípio tivemos um líder religioso como o padre Jairo que conduziu esta obra de forma harmoniosa envolvendo toda a comunidade, o fato de conseguirmos entregar hoje esta obra maravilhosa que reuniu tantas pessoas, famílias que vieram aqui abrilhantar esta santa missa hoje, faz com que nos sintamos realizados e satisfeitos  com o resultado que foi conquistado  aqui hoje”, pontua.

MISSA DO LAVA-PÉS

Assim como em todas a paróquias da Diocese de Rio Branco, nesta mesma noite também foi celebrada a missa de Lava-pés, tradição católica que representa a humildade de Jesus, onde o sacerdote, em sinal de subserviência, lava os pés de pessoas que, na ocasião, representam os 12 apóstolos e os secam com uma toalha em demonstração de humildade e purificação divina. Padre Jairo frisa que a missa de Lava-pés é um ritual que dá início ao Tríduo Pascal.

Padre Jairo lave os pés de 12 pessoas da comunidade (Foto: Talison Gomes).

“Com a celebração da ceia do senhor, onde acontece o rito do Lava-pés, nós iniciamos o Tríduo Pascal, são três dias de celebração, na quinta-feira temos esta celebração da eucaristia e do sacerdócio ministerial, depois na sexta-feira teremos a Paixão de Cristo e no Sábado a Vigília Pascal, é uma única celebração dividida em três partes, então esta celebração é muito importante porque ela marca o início do Tríduo Pascal e ela também recorda que a eucaristia é serviço”, disse.

Para a missa foi organizado um coral que abrilhantou ainda mais o momento, o coro contou com os próprios fiéis da Área Missionária. Para Uenderson Rocha, que participou do grupo, o coral fez com que a celebração ganhasse vida.

Liturgia Eucarística (Foto: Talison Gomes/TV Diocese).

“Nós temos a graça de contar com tantas pessoas que doam o seu dom mesmo na simplicidade mas que fazem com que a celebração ganhe vida, ganhe uma espiritualidade toda especial e particular, porque o coral tem essa função, a música litúrgica dentro da celebração tem a função de embelezar, aprofundar e transmitir a espiritualidade para todas as pessoas, para que possam experimentar da melhor forma possível esta experiência com Deus”, afirma.