Dia de São João Maria Vianney: padroeiro dos sacerdotes

Nesta quarta-feira, 4 de agosto, a igreja celebra São João Maria Vianney, conhecido como modelo de vida sacerdotal, sua missão como sacerdote foi dedicado à salvação das almas.

Conhecido como ‘Cura d'Ars’, João Maria Vianney nasceu em 8 de maio de 1786, em Dardilly. Seus pais eram camponeses e, desde pequeno, o encaminham ao trabalho da lavoura, No entanto, graças aos ensinamentos maternos, conseguiu aprender muitas orações de cor e viveu uma forte religiosidade.

Aos 17 anos, João sentiu-se chamado ao sacerdócio. ‘Se eu fosse padre, queria conquistar muitas almas’, disse ele. Mas, não era fácil atingir esta meta, por causa dos seus poucos conhecimentos culturais. Mas, graças à ajuda de sacerdotes sábios, entre os quais o Abbé Balley, pároco de Écully, recebeu a ordenação sacerdotal, em 13 de agosto de 1815, com a idade de 29 anos.

Três anos depois da sua ordenação, em 1818, João foi enviado Ars, uma pequena aldeia no sudeste da França, que contava 230 habitantes. Ali, dedicou todas as suas energias ao cuidado pastoral dos fiéis: fundou o Instituto da "Providência" para acolher órfãos; visitava os enfermos e as famílias mais necessitadas.

Entretanto, o Santo Cura d’Ars destacou-se na sua missão de administrar o sacramento da Confissão: sempre pronto a ouvir e oferecer o perdão aos fiéis, passava até 16 horas por dia no confessionário.

Após ter-se dedicado totalmente a Deus e aos seus paroquianos, João Maria Vianney faleceu no dia 4 de agosto de 1859, com 73 anos de idade. João foi beatificado em 1905, pelo Papa Pio X, e canonizado em 1925, foi proclamado padroeiro dos sacerdotes e no dia de sua festa passou a ser celebrado o Dia do Padre.

São João Maria Vianney, rogai por nós!