Rádio Web Providência    POPUP
 
DIOCESE DE RI BRANCO REALIZA A XIV ASSEMBLEIA DIOCESANO DE PASTORAL

A coordenação diocesana de Pastoral, sob as orientações do bispo diocesano Dom Joaquín, iluminados pelas respostas da escuta Sinodal diocesana realizada de outubro de 2021 a junho de 2022, convocou a XIV Assembleia Diocesana de Pastoral. 

Tendo passado quatro anos desde a última Assembleia, onde ainda se trilhava os caminhos do resgate histórico do Centenário da Evangelização no território da nossa diocese, quando a Pandemia mudou tudo.

Animados pelo tema: “Caminhando em Unidade e Comunhão com a Palavra de Deus” e iluminados pelo lema: “Tua Palavra é Lâmpada para os meus pés e luz para meu caminho” (SL.109,105). Aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro de 2022 a grande Assembleia de pastoral, nas dependências da FADISI; com a participação de 200 delegados de diferentes paróquias, pastorais da nossa Igreja particular, nosso bispo diocesano, padres, diáconos e representantes das congregações religiosas presente na Diocese. 

No primeiro dia foi feito um resgate da caminhada dos últimos seis anos através de um vídeo, depois uma analise das respostas do Sínodo Diocesano, assim todos ficaram situados no atual contexto no qual foi lançado o desafio de animar os missionários e formar novos; tendo claro os desafios que o contexto impõe para a caminhada diocesana. 

Os delegados apontaram duas pistas de ação para os eixos que foram colocados para as prévias da Assembleia:

EIXO: Animação Bíblica nas Famílias

 PISTAS

01.Colocar em funcionamento a estrutura pastoral da Igreja, hoje esvaziada e por vezes paralisada; visando fortalecer a Pastoral de Conjunto e a continuidade da missão da Igreja: estar em estado permanente de missão, buscando ainda inserir a todos nas pastorais e movimentos, de forma especial, os jovens.

02. Aproximar a Igreja das famílias, acompanhando-as periodicamente, através de todas as pastorais, serviços, movimentos e organismos, incentivando a visitação e o acolhimento das famílias. 

EIXO: Animação Bíblica nas Juventudes 

PISTAS

01.Capacitação de lideranças jovens para que possam se disponibilizar ao trabalho pastoral da Igreja e renovar os rostos, para que tenhamos uma igreja jovem, respeitando o protagonismo juvenil.

02. Resgatar, fortalecer e firmar o compromisso e valorização com as juventudes dando espaço para o protagonismo juvenil, como forma de também acolher as diversas expressões jovens.

EIXO: Animação Bíblica na Comunicação Social

PISTAS

01.Reestruturar e organizar a PASCOM diocesana- de modo que se estabeleça uma representação (grupo) em cada paróquia.

02. Criar e executar um plano de formação humana, social e técnica, promovendo e valorizando as ações de comunicações já existentes na Diocese. 

EIXO: Para uma Ecologia Integral na Amazônia

PISTAS 

01.Acolhimento e escuta da realidade, visando a conversão para a construção do Reino com um rosto amazônico, motivando a capacitação e a formação, trazendo a Laudato SÍ, QA e o Documento de Santarém como base de Estudo. 

02. Promover a ecologia integral, o respeito à dignidade da vida, promoção dos povos originários, ribeirinhos e comunidades locais, em contínuo cuidado com a flora e a fauna amazônica (diversidade.)

Essas pistas foram aprovadas pela assembleia, que por sua vez também elaborou e aprovou o Novo Objetivo Geral, que norteará as atividades da diocese nos próximos quatro anos: 

ANUNCIAR O EVANGELHO COM ALEGRIA, COMO DISCIPULOS MISSIONÁRIOS E COMO IGREJA SINODAL, PROMOVENDO VIDA NAS FAMILIAS E JUVENTUDES, COM AUXÍLIO DAS MÍDIAS SOCIAIS NESTE CHÃO AMAZÔNICO, À LUZ DA EVANGÉLICA OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES, SOB A PROTEÇÃO E OLHAR MATERNO DE MARIA DE NAZARÉ.   2023- 2026. 

Os objetivos específicos que ajudarão a diocese a alcançar o objetiva geral foram pensados para serem aplicados a cada ano e revistos nos conselhos diocesanos de pastoral dos próximos anos. São eles: 

1. ASSUMIR EM TODAS AS PARÓQUIAS UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, PROMOVENDO ESCOLAS E CURSOS BÍBLICOS AO SERVIÇO DA COMUNIDADE;

2. FORTALECER A PASTORAL FAMILIAR, ENVOLVENDO AS JUVENTUDES, AJUDADOS DAS REDES SOCIAIS, PARA UMA EVANGELIZAÇÃO TOTAL;

3. RENOVAR O COMPROMISSO COM A CASA COMUM, VITALIZANDO O CUIDADO DA NATUREZA COM UMA ECOLOGIA INTEGRAL;

4. CAMINHAR TODOS DE MÃOS DADAS, SOMANDO FORÇAS, EM PLENA COMUNHÃO DE TODOS OS AGENTES DE PASTORAL DIOCESANOS.


 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas