SEMANA SANTA NA DIOCESE DE RIO BRANCO

Diocese de Rio Branco - Tríduo Pascal

Neste Domingo, 17 a Diocese de Rio Branco celebrou o Tríduo Pascal, que aconteceu na catedral Nossa Senhora de Nazaré e nas paróquias da Diocese de Rio Branco.
Na catedral, presidiu o tríduo o reitor, Pe. Manoel Monte, as celebrações seguiram de forma presencial e foram transmitidas pela TV Diocese, canal 35.1, além das redes sociais da Diocese de Rio Branco.

Na  Quinta-Feira Santa, dia 14, iniciou-se o solene tríduo pascal,  na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco, nessa celebração recordamos a Última Ceia, durante a qual  Jesus instituiu dois sacramentos: A Eucaristia e a Ordem.
Pe. Manoel, recordando o mandamento do amor e o Serviço repediu o gesto de Jesus ao  lavar  os pés de 12 pessoas: 3 professores da Faculdade Diocesana São José(FADISI), e 9 pessoas da comunidade terapêutica Arco-íris que representaram os discípulos, repetindo assim, o gesto de Jesus Cristo. \"Dei-vos o exemplo, para que também vós façais assim como eu vos fiz\". (João 13,15).

Na Sexta-feira Santa, 15, foi celebrada a Paixão do Senhor. Essa celebração remete ao mistério da morte de Cristo. A cerimônia é marcada pelo beijo da Santa Cruz, que neste ano, por conta da Pandemia, foi realizado somente a Veneração da Santa Cruz. Nesse ano não aconteceu a tradicional procissão de Cristo Morto, que reunia milhares de fiéis nas ruas da cidade.

No Sábado Santo, 16, foi presidida a missa da Vigília Pascal, onde a igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor meditando sobre sua paixão e morte, e aguardando a sua ressurreição.

No domingo, foi celebrado a missa de Páscoa, que remete a ressurreição de Jesus Cristo. Por conta da pandemia, desde o ano de 2020, não é realizado o Alvorecer da Ressurreição na Diocese local.