Diocese de Rio Branco adota medidas para paróquias e comunidades a respeito da pandemia do Covid-19

Durante Coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira, 18, o bispo diocesano, Dom Joaquín Pertíñez, anuncia medidas adotadas pela Diocese de Rio Branco em relação à pandemia do Covid-19. Acompanhe a nota:

A Diocese de Rio Branco, em consonância com as normativas estabelecidas pelas autoridades civis do estado do Acre diante da pandemia do Covid-19, e firmando o compromisso da igreja em seu compromisso de cuidar e defender a vida, acima de tudo, após decisão aprovado pelo conselho presbiteral, adotou as seguintes medidas de prevenção e proteção para todos os fiéis das paróquias e comunidades:

1-    Ficam suspensas todas as missas e celebrações da palavra em igrejas e capelas da diocese de Rio Branco. Estando, por tanto, todos dispensados do preceito de participar da missa dominical e celebração da palavra.

2-    A Tv Diocese transmitirá a santa missa todos os domingos, ao vivo, nos horários de 10h e 18h. as missas serão transmitidas através do Facebook Diocese de Rio Branco e outras redes sociais da Diocese.

3-    Todos os domingos continua a transmissão da Missa pela Difusora Acreana, às 06h da manhã.

4-    Ficam suspensas todas as reuniões, festas, formações, e catequeses em todas as paróquias e comunidades.

5-    Serão suspensas as celebrações da Semana Santa, incluindo a procissão do Cristo Morto e Alvorecer da Ressurreição. As celebrações serão transmitidas pela Tv Diocese.

6-    As igrejas podem permanecer abertas por algumas horas, segundo orientação de cada paróquia, para oração pessoal, intensificando orações por doentes, falecidos e demais que sofrem com esta doença.

7-    Procurem permanecer em suas residências, para prevenir e evitar contágios próprios e alheios. Recomenda-se que se reúnam em família para fazer um momento de oração por esta situação.

8-    Tenhamos cuidado especial com os mais idosos e doentes, que apresentam maior vulnerabilidade a esta doença.

9-    ‘Sejamos disciplinados e obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem, e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso.’ (Trecho da nota ‘Tempos de Esperança e Solidariedade’ da CNBB)

10- Outras orientações sobre futuros eventos serão dados no momento adequado e com tempo suficiente para sua preparação.

O presente documento entra vigor a partir da data de sua publicação.

Rio Branco – AC, 18 de março de 2020

Dom Joaquín Pertíñez