Diocese de Rio Branco Celebra a Festa de Pentecostes 2022

Neste Domingo, 5 de junho, a Diocese de Rio Branco Celebrou a Solenidade de Pentecostes, ocasião onde comemora-se a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus e sua mãe Maria. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa e ocorre no décimo dia após a celebração da Ascensão de Jesus Cristo Nosso Senhor.
A Missa Solene do dia da Festa do Espírito Santo, foi realizada na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, às 17h00, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Joaquín Pertínez, e a mensagem trazida por nosso Pastor foi sobre o cumprimento da promessa de Jesus Cristo: O envio do Espírito Santo que dá vida à Igreja.
Foi uma festa marcada de muita alegria e espiritualidade, contando com a participação das paróquias e centenas de fiéis, a Celebração de Pentecostes foi concelebrada pelos padres diocesanos que se reuniram em torno de seu Bispo e contou com o serviço litúrgico dos Diáconos diocesanos e o apoio dos seminaristas. Na homilia, o Bispo de Rio Branco, começou falando sobre a caminhada litúrgica da igreja, sua origem, onde Cristo prometeu aos seus apóstolos que eles não estariam sozinhos, pelo contrário, Cristo estaria presente continuamente até os fins dos tempos. “Hoje o Senhor Jesus Cristo cumpre a sua promessa em união com o Pai, enviando o Espírito Santo, Pessoa divina que procede do Pai e do Filho. Esta igreja ele conhece como sua, esta é a casa de Deus, edificada com pedras vivas, nela o Eterno pai gosta de morar, nela seus olhos jamais devem ser ofendidos, pelo triste espetáculo da divisão de seus filhos...” Finalizou Dom Joaquín.
Após a comunhão, Pe. Anderson Marçal, coordenador diocesano de Pastoral, fez o encerramento do Processo de Escuta do Sínodo Diocesano.
Ao final da celebração o Diácono Nelson Noronha levou o Círio Pascal para ser apagado pelo Bispo: “Hoje, no dia de Pentecostes, ao fechar-se o Tempo da Páscoa, o Círio é apagado, este sinal nos é tirado, também porque, educados  na escola pascal do mestre Ressuscitado e cheios do fogo dos dons do Espírito Santo, agora, devemos ser nós, “Luz de Cristo” que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, em meio aos irmãos, para guia-los no êxodo em direção ao céu, à “terra prometida” definitiva.” Missal Romano
A celebração da festa vem desde o Antigo Testamento (Lv 23,15-21), conhecida como Festa das Semanas: sete semanas após a Páscoa celebrava-se em ação de graças pelas primícias da colheita dos cereais, sobretudo do trigo. Posteriormente, a festa passou a recordar também a entrega da Lei no Sinai.
Na tradição cristã, a festa de Pentecostes celebra a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e o início da missão da Igreja (At 2,1-11). Os primeiros registros são do início do século III: a festa de Pentecostes concluía a celebração dos cinquenta dias da Páscoa, como atestam Tertuliano e Orígenes. A Festa de Pentecostes coroa os mistérios pascais; foi o grande dom de Cristo ressuscitado, Ele enviou o Espírito Santo para conduzir os Apóstolos e toda a Igreja.

Oração de invocação do Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.
Amém!