Diocese de Rio Branco Celebra a Missa do Santo Crisma

Nesta terça-feira (23) aconteceu na catedral Nossa Senhora de Nazaré, a missa do Santo Crisma, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joaquín Pertíñez. Os padres da Diocese fizeram a renovação de suas promessas sacerdotais e receberam das mãos do bispo os Santos Óleos. Devido a pandemia da Covid-19, a missa aconteceu sem a presença dos fiéis, apenas com a presença dos padres da Diocese de Rio Branco.

Durante a missa os padres foram apresentados pra toda a Diocese, já que temos vários padres vindos de outras Dioceses para Rio Branco. O bispo Dom Joaquín, entregou para cada padre o Santo Óleo, para que deixem em suas paróquias, e para que seja utilizado em batismos, crismas, e na unção dos enfermos.

A celebração acontece dentro da Semana Santa, mas este ano, devido ao estado correr o risco de entrar em Lockdown foi antecipada, para que a solenidade não deixasse de acontecer. ‘Antecipamos porque é o único momento em que podemos nos reunir, nossos padres de toda a diocese. Ano passado não teve a missa, e não queríamos que passasse em branco. Sobre tudo, significa a nossa unidade, a nossa comunhão com o presbitério de Rio Branco.’ Ressalta, o bispo Dom Joaquín.

Na Missa do Crisma ou Missa Crismal se abençoam o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma. ‘Essa missa é chamada de Santos Òleos, porque são consagrados os óleos do batismo, dos enfermos e o óleo do crisma. Que são administrados ao longo de todo o ano no sacramento do batismo, sacramento da crisma, e o sacramento da ordenação dos padres. Jesus instituiu pela sua bondade e pelo seu poder que os sacerdotes fosse profetas, reis e ministros do altar, então nesse sentido os óleos são sinais visíveis para a graça de Deus.’ Explica o padre Manoel Costa, reitor da catedral.

Este ano a Semana Santa tem início no domingo, 28 de março, e termina no sábado, 03 de abril. Padre Jairo Coelho, vice reitor da catedral Nossa Senhora de Nazaré, fala sobre a programação desse ano. ‘A programação irá acontecer em todas as paróquias de Rio Branco, o Tríduo Pascal inicia na Quinta-feira Santa, com a missa vespertina da Ceia do Senhor, na sexta-feira teremos a celebração da Paixão do Senhor, e no Sábado a Vigília Pascoal, essas celebrações irão acontecer sem a presença dos fiéis, serão transmitidas pela TV Diocese, da catedral Nossa Senhora de Nazaré presidida pelo nosso bispo Diocesano, e pelas redes sociais de cada paróquia.’ E finalizou dizendo que durante a semana as paróquias celebrarão com a participação de 20% dos fiéis, tomando os devidos cuidados de acordo com as normas das autoridades sanitárias.