Diocese de Rio Branco celebra o Tríduo Pascal

Neste Domingo, 04 a diocese de Rio Branco celebrou o Tríduo Pascal, que aconteceu na catedral Nossa Senhora de Nazaré e também nas paróquias da Diocese.

As celebrações aconteceram de forma online, presididas pelo bispo Dom Joaquín Pertíñez, sem a presença de fiéis, devido ao decreto de Lockdown, e foram transmitidas pela TV Diocese, canal 35.1 e pelas redes sociais da Diocese de Rio Branco.

Na Quinta-feira Santa, 01, aconteceu a missa da Ceia do Senhor, que faz memória à Ceia Pascal de Jesus.  Neste ano sem o tradicional rito de Lava Pés (cerimônia que recorda o gesto de Jesus durante a Última Ceia, quando lavou os pés dos discípulos) devido as normas de saúde sanitárias impostas pelas autoridades por conta da Covid-19.

Na Sexta-feira Santa, 02, foi celebrada a missa da Paixão do Senhor. Essa celebração remete ao mistério da morte de Cristo. A cerimônia é marcada pela veneração da Santa Cruz. Nesse ano não houve a tradicional procissão de Cristo Morto, que reunia milhares de fiéis nas ruas do centro da cidade.

E no Sábado Santo, 03, aconteceu a missa da Vigília Pascal, onde a igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor meditando sobre sua paixão e morte, e aguardando a sua ressurreição.

No domingo, aconteceu a missa de Páscoa, também celebrada na catedral de Rio Branco, que remete à ressurreição de Jesus Cristo. Não teve ainda o Alvorecer da Ressurreição, que acontecia logo na madrugada do sábado para o domingo e reunia milhares de fiéis para celebrar o momento especial para a igreja católica.