Diocese de Rio Branco celebra seu Centenário

Neste sábado,15, a Diocese de Rio Branco completa 100 anos de existência, e embora o momento não permita que seja realizada uma calorosa festa com todos reunidos, a diocese está organizando uma programação para celebrar esta data tão importante para nossa diocese.

O Tríduo do Centenário teve início na noite de ontem, quarta-feira, 13, com o tema ‘Todos na Barca de Pedro’. E irá até a sexta-feira, 14. Tendo como tema para a segunda noite (13), ‘Maria, mãe da igreja.’ Já na terceira noite, o tema será, ‘Jesus Cristo caminha conosco.’ Todo o tríduo está sendo transmitido pela TV Diocese, canal 35.1, e pelo Facebook da Diocese de Rio Branco, às 18hs.

Durante cada dia de Tríduo, serão lembrados recordados momentos importantes desde o surgimento da Prelazia. Os símbolos do centenário, Cristo Seringueiro, Nsa. Senhora da Seringueira e a Barca, estão presentes durante as celebrações, para nos lembrar daqueles missionários que fizeram parte de toda a história de nossa Diocese, os sacerdotes, religiosos e religiosas, bem como os povos que aqui viviam, em busca de uma vida melhor.

No sábado, 15, dia do centenário da Diocese de Rio Branco, acontecerá a celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joaquín Pertíñez, às 17h, com transmissão pela TV Diocese e Facebook da Diocese de Rio Branco, diretamente da capela Mãe da Divina Providência.

Após a celebração eucarística, às 18h30, em cada paróquia será organizada uma carreata pelas ruas da paróquia, com cartazes, faixas, balões, fogos, e músicas. Assim recomenda Dom Joaquín em nota divulgada no dia 29 de julho.

Como bem disse, Dom Joaquín, ‘nosso Centenário, motivo de alegria e de celebração para todos, infelizmente passou a ser um Centenário de dor, sofrimento e morte. Não podemos, nem devemos fazer a grande celebração que estava prevista, mas não podemos deixar de agradecer a Deus.’  Não queremos que essa data fundante de nossa Igreja Particular passe em branco, entretanto, iremos elevar nossa ação de graças a Deus, através da Celebração Eucarística. É nosso Centenário!

Não deixe de acompanhar toda a programação através de sua televisão ou Facebook, e se possível, participe da carreata em homenagem de nossa Diocese. Se informe com sua paróquia sobre os preparativos.