Diocese de Rio Branco lança o Círio de Nazaré 2023

Com o tema: Maria, discipula na fé e no serviço e como lema: Levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), foi lançado oficialmente, na missa de Pentecostes, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, o Círio 2023.

Maria é proclamada no Novo Testamento como a bem-aventurada pela sua fé (Lc 1,45). Foi pela vivência de sua fé como membro do Povo de Deus que Maria viveu a experiência de ser mãe do Senhor.

Seguindo a Jesus com o seu coração, ficou de pé junto a Ele no momento de sua morte na cruz; tornou-se ela própria um “Cristo vivo”. Em sua vida terrena Maria realizou a perfeita figura de discípulo de Cristo, viveu as bem-aventuranças proclamadas por Ele.

Hoje a Igreja insiste para que todos os cristãos se empenhem de verdade em serem verdadeiros discípulos de Jesus. Nesse caminho, Maria é para nós, luzeiro.

“Maria nos mostra que Seguir Jesus Cristo não significa só admirá-lo, tê-lo como modelo. Seguir Jesus Cristo significa “revestir-se dele” (Rm 13,14)

A partir deste ano, o manto de Nossa Senhora ganhou três novos símbolos: Broches do brasão da diocese, do Estado do Acre e um broche do fruto da romã característica da cidade de Granada, Espanha.

O brasão da Diocese, simboliza a Igreja particular de Rio Branco, que caminha sob os cuidados e a intercessão de Maria de Nazaré, padroeira da igreja Catedral.

O mapa do Estado do Acre, simboliza o lugar onde esta porção do povo de Deus é chamado a ser o sacramento da presença de Cristo no mundo.

O Broche da Romã, representa a cidade da Granada, cidade onde nasceu Dom Joaquín Pertíñez. É um presente do Bispo para a Catedral e um vínculo que une a Diocese de Rio Branco à Igreja de Granada.

Ao final da celebração da Santa Missa foi introduzido o cartaz do Círio de Nazaré 2023 que foi apresentado para toda a Diocese, juntamente com as equipes que irão trabalhar em prol do Círio.

EXPLICAÇÃO DO CARTAZ

O cartaz destaca Maria, em primeiro plano, no início do caminho que leva à igreja, o Corpo de Cristo, como escutamos na segunda leitura de hoje.  Nas laterais, as árvores nos inserem na realidade amazônica, onde a Igreja local de Rio Branco, caminha e vive sua vocação de ser a presença de Cristo, vivificando com sua graça, este chão, a fim de que, brilhe através dela, luz do Redentor.

A Igreja é a comunidade dotada pelo Espírito de carismas e ministérios, que o cartaz representa por meio da vocação religiosa e ordenado, pela vocação leiga dos batizados e a pela presença feminina, que caracteriza de forma especial, nossa Diocese. Eles levam um violão e uma mochila como expressão da missionariedade e do discipulado alegre dos que caminham com o Cristo. A igreja Catedral, no final do caminho, indica a finalidade da caminhada. Pois a Igreja é a expressão da comunhão com Deus e com os irmãos.  Também quer expressar a Catedral como referência da Diocese e do próprio Círio de Nazaré.

A Programação do Círio de Nazaré começará no mês de junho e contará com peregrinações da imagem as paróquias e instituições publicas e privadas, eventos culturais e sociais, quermesse, novenas, missas, momentos catequéticos, corrida do Círio, até o encerramento no dia 08 de outubro.