Diocese de Rio Branco realiza celebração de abertura do processo da Assembleia Sinodal

Neste último sábado, 16 de outubro, a Diocese de Rio Branco realizou a celebração de abertura do processo da Assembleia Sinodal 2021. A celebração iniciou às 17h na catedral Nossa Senhora de Nazaré e foi presidida pelo Bispo Dom Joaquín Pertíñez.

Igrejas locais em todo o mundo foram agendados para iniciar seu engajamento no processo sinodal depois de uma semana que o Papa Francisco lançou oficial o processo sinodal.

O lançamento oficial do processo sinodal ocorreu em Roma, nos dias 09 e 10 de outubro. Seu propósito é engajar toda a Igreja na preparação para a próxima assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em outubro de 2023 em Roma, e focará sobre o tema da sinodalidade.

A sinodalidade, é um grande sinal profético para um mundo sem esperança, que envolve a totalidade do povo de Deus, é a expressão da Trindade. Escuta é o método; Discernimento é o objetivo e participação é o caminho. O diálogo envolve o encontro de opiniões diversas. Deixemos o Espírito Santo falar. Portanto, a sinodalidade não é um evento, mas uma experiência do amor Trinitário atuando em nossa vida. Ouvir, escutar o plano de Deus, Redescoberta, Mística e Espiritualidade.

FASES DO SÍNODO

1º FASE – Igrejas particulares – outubro 2021 a março de 2022