Diocese de Rio Branco realiza o Encontro de Padres e Coordenadores Paroquiais e o 2º Conselho Diocesano de Pastoral

Nos dias 8 e 9 de novembro aconteceram 2 importantes eventos que reuniram o bispo diocesano, padres, diáconos, coordenadores de pastorais e paróquias, e também religiosas.

O primeiro foi o Encontro de Padres e Coordenadores Paroquiais, que reuniu cerca de 50 pessoas, e tratou de assuntos a nível paroquial e diocesano, como por exemplo, o círio de Nazaré, que a partir de 2020 passará a ser uma celebração diocesana. Durante o encontro também foram tomadas decisões importantes para o andamento das paróquias e de toda a diocese de Rio Branco.

No encontro de padres e coordenadores paroquiais também foi feita a prestação de conta da diocese de Rio Branco. ‘Enquanto instituição e pessoa jurídica, a igreja precisa fazer a prestação de contas daquilo que faz. Enquanto igreja, precisamos ter um gestão transparente e responsável, para que possamos prestar conta não só aos fiéis, mas a toda a sociedade, pois todo recurso que entra na igreja é um recurso público e além disso, é sagrado’. Ressalta, padre Jairo Coelho, ecônomo da diocese de Rio Branco.

No sábado, dia 9, aconteceu o 2° Conselho Diocesano de Pastoral, evento que é realizado duas vezes ao ano, e tem como objetivo traçar estratégias e avaliar a execução dos trabalhos desenvolvidos por todas as paróquias, obras sociais e demais setores da diocese. ‘Reunimos todo o corpo diocesano, justamente na perspectiva de avaliar e em cima dos erros acertar no futuro’. Destaca, padre André Nazaré, coordenador diocesano.

Durante o conselho, vários temas foram discutidos, dentre eles, a catequese, a formação de ministros, o sínodo pan-amazônico e o centenário da diocese de Rio Branco.  o encontro é de fundamental importância, pois a partir dos temas debatidos novas metas serão traçadas para o ano de 2020.