Diocese de Rio Branco tem representantes no Sínodo para a Amazônia

Representantes da Diocese de Rio Branco presentes em Roma, no Sínodo para a Amazônia participam e assinam a renovação do Pacto das Catacumbas. O ato refaz a promessa de opção pelos pobres, incentivados pelos temas apresentados na assembleia sobre a Região Pan-Amazônica.

A missa, na manhã deste domingo (20), foi presidida por dom Erwin Kräutler, C.PP.S bispo emérito da prelazia do Xingu (PA), por volta das 7h da manhã (2h no horário de Brasília).

História:
O Pacto das Catacumbas foi um documento assinado por mais de 40 bispos latino-americanos às vésperas da conclusão do Concílio Vaticano II, em 1965. O evento aconteceu na catacumba de Santa Domitila, em Roma.

Um dos idealizadores desse compromisso público e colaborador do texto foi dom Helder Câmara (1909-1999), à época arcebispo de Olinda e Recife e referência na defesa dos direitos humanos no Brasil. No texto foram elencadas 13 promessas de desapego aos bens materiais e aos privilégios ligados à vida episcopal.