Diocese realiza formação para tesoureiros e conselheiros econômicos paroquiais

Foi realizado, neste sábado (16), na paróquia Imaculada Conceição o Encontro Diocesano de formação para Tesoureiros/Conselheiros econômicos paroquiais. O evento contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas, entre padres, religiosos e leigos vindo das diversas paróquias e comunidades de nossa igreja particular. O encontro teve como objetivo auxiliar todos aqueles que estão envolvidos no processo de administração e tesouraria das paróquias da diocese.

O Bispo Diocesano, dom Joaquín Pertíñez, esteve presente no encontro e falou da importância desse momento de formação: "É muito importante termos esses encontros para unificar ideias, para somar força entre todos, para que assim possa-se fazer o melhor possível na hora de prestar conta desse dinheiro público e sagrado, com o qual as nossas paróquias se mantêm. Nós como entidade pública que somos, pessoa jurídica, devemos prestar conta segundo as leis do país, por tanto, é bom para todos saber da grande responsabilidade que temos”, disse.

A tesouraria de uma paroquia é uma das responsabilidades mais importantes e que exige da pessoa transparência, equilíbrio econômico e financeiro através de registros contábeis de toda movimentação, estabelecendo critérios e controles a fim de proporcionar recursos para o desenvolvimento das atividades da igreja. Para o padre Jairo Coelho, ecônomo da Diocese, a transparência é de fundamental importância nos dias atuais.

Padre Jairo Coelho, ecônomo da Diocese (Foto: Edinho Maciel).

“Nós enquanto diocese de Rio Branco estamos primando, pela transparência naquilo que nós fazemos e dos recursos que nós administramos porque são recursos públicos e são recursos sagrados também, então nesse sentido nós orientamos os tesoureiros paroquiais, as equipes que integram o concelho de assuntos econômicos para que sejam também transparentes na paróquia e que possam ter pessoas com condições técnicas que auxiliem na administração dos bens paroquias", afirmou.