Diocese se reúne com Comissão de Saúde do governo e deputados na Aleac

O bispo da diocese de Rio Branco, dom Joaquín Pertiñez, o ecônomo geral da diocese, padre Jairo Coelho e o administrador do hospital Santa Juliana, Marcos Paulo, participaram de uma reunião com o presidente da Comissão de Saúde do governo, José Bestene e deputados estaduais, nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A pauta do encontro é um problema antigo enfrentado pela Casa de Acolhida Souza Araújo e o hospital Santa Juliana. A falta de repasses financeiros do governo para a Diocese, que não recebe desde o ano passado.

Na oportunidade, padre Jairo e dom Joaquín, explicaram a real situação das obras sociais e cobram urgência na resolução do problema. O governo do Estado até o momento, só repassou os valores do mês de agosto, referentes a casa Souza Araújo.

Padre Jairo Coelho, ecônomo da Diocese (Foto: Talison Gomes/TV Diocese).

“Neste ano de 2019 ainda não existe a lei de subvenção social, que possa, portanto, resguardar o repasse a Casa de Acolhida Souza Araújo, com a eminência de fechar as portas a partir do dia primeiro de abril”, explicou padre Jairo Coelho.

“No que desrespeito ao Santa Juliana, nós deixamos claro que dependemos de um contrato entre o Estado e o hospital, para que o hospital continue com seu atendimento SUS a partir do dia primeiro de abril”, prosseguiu.

Após a reunião, a Diocese agora aguarda os encaminhamentos por parte do governo para que a situação seja resolvida.

“No que se refere ao Souza Araújo e esperar que o Estado, a casa civil, encaminhe aqui para a assembleia legislativa, o projeto de lei, liberando, portanto, o Souza Araújo do chamamento público. No que se refere o Santa Juliana, o Estado precisa enviar uma minuta do contrato para que nós possamos analisar e apresentar uma contraproposta e depois se fazer as negociações necessárias para que se chegue a um consenso”, finalizou o ecônomo.