Doações da campanha A Amazônia Precisa de Você chegam às comunidades necessitadas

A campanha ‘A Amazônia precisa de você’, arrecadou e destinou recursos para 26 dioceses e prelazias da Amazônia brasileira. As regionais contempladas foram, a regional Norte 1, Norte 2, Norte 3, Noroeste e Nordeste 5, que tiveram seus projetos aprovados e receberam os recursos da campanha que mobilizou todo o país. O valor total repassado da campanha foi de 660 mil reais.

Organizada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e Pontifícias Obras Missionárias (POM) com o objetivo de socorrer as necessidades dos povos amazônicos, a ação é fruto da Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil “É tempo de cuidar”, que despertou inúmeras iniciativas neste tempo de pandemia, e conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, das Cáritas Brasileiras, da Conferência dos Religiosos do Brasil e da Província Marista Brasil Centro-Sul.

Com os recursos enviados, as dioceses de várias regiões e estados puderam ajudar as pessoas mais necessitadas. A Diocese de Rio Branco beneficiou 209 famílias. O bispo diocesano, dom Joaquín Pertíñez fala a respeito da ação. ‘Foi importante porque atendemos famílias de trabalhadores autônomos que tiveram que fechar seus empreendimentos, seguindo as normas dos decretos municipais e estaduais, em virtude da pandemia.’

Na Diocese de Cruzeiro do Sul, os recursos contribuíram para a ampliação da ajuda oferecida em seu território.’O envio beneficiou não só as famílias isoladas, mas também os pequenos comerciantes locais. Procuramos comprar alimentos e itens de higiene no comércio local, fazendo o cálculo para diminuir ao máximo as despesas com transporte, já que, por causa da pandemia, muitos municípios continuam isolados e os poucos barcos que fazem o transporte cobram muito caro.’ Destaca o bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale.

A Prelazia de Lábrea também recebeu recursos da campanha A Amazônia precisa de você. Para o bispo prelado, Dom Santiago Sánchez Sebastián, a ajuda foi recebida com muita alegria. ‘Foi como vinda do céu,’ afirmou o bispo. Com distâncias grandes entre uma comunidade e outra, e a dificuldade de acesso para algumas localidades, o isolamento é um dos principais desafios enfrentados na prelazia.

As Pontifícias Obras Missionárias, rede universal de oração e solidariedade, agradece a todos os doadores que generosamente contribuíram com a campanha que socorreu as populações mais vulneráveis do território amazônico. O compromisso de escuta aos gritos dos povos originários e da mãe terra segue na perspectiva dos sonhos social, cultural, ecológico e eclesial apontados pelo papa Francisco na exortação apostólica Querida Amazônia.