Domingo de Ramos marca a abertura da Semana Santa

O Domingo de Ramos marca a abertura da Semana Santa da igreja católica. E neste ano é celebrado no dia 28 de março, diferente dos outros anos, onde temos a tradicional missa solene e procissão na catedral e nas paróquias, a celebração acontecerá sem a presença de fiéis e sem as procissões, que tomavam conta das ruas, isso em virtude do isolamento social imposto devido ao Covid-19.

Esta celebração relembra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho e é marcada pelos tradicionais ramos feitos de palha, utilizados pelos fiéis durante toda celebração.

Qual o significado do Domingo de Ramos?

Os ramos, que dão nome a essa data, eram uma espécie de presente para Jesus, geralmente dado por pessoas humildes. Enquanto Nosso Senhor atravessava o espaço repleto de fiéis encima de um jumento, todos ali levantavam no ar folhas verdes em clima de festa. Quando Jesus se aproximava, os ramos eram depositados no chão, em verdadeira adoração ao filho de Deus que ali passava.

A Igreja Católica, começa a celebração da Missa de Ramos nas ruas. As pessoas também trazem folhas de palmeiras e assim seguem juntas com o sacerdote e toda a comunidade, em procissão para a igreja. A caminhada é marcada por terços, orações e hinos, sendo muito famoso cantar o “Hosana”, devido a passagem da bíblia. Na ocasião, os ramos são abençoados, aspergidos com água benta e podem ser levados para casa após o fim da celebração.

Esses ramos são os que serão utilizados para a Missa de Cinzas do ano seguinte. Quando se aproxima a Quaresma, eles são queimados, se tornam pó e assim, são utilizados no rito de ungir a testa dos fiéis. Esse rito, representa a humildade e o reconhecimento dos pecados, para começar o período de 40 dias que antecede a Páscoa. É costume que após a missa, os fiéis levem seus ramos para casa e os pendure em algum lugar visível como sinal de que naquele lar, habita uma família que considera Jesus o rei e salvador.

A Missa de Ramos marca a abertura dessa semana que é dedicada em contemplar o sacrifico de Jesus, reconhecendo-o como Salvador. Pode-se dizer que essa celebração do primeiro dia da Semana Santa instaura o sentimento que será vivido ao longo dos próximos dias e prepara os corações para a Sexta-Feira da Paixão de Jesus, na espera de que Jesus ressuscitará.