E o Verbo se fez carne e habitou entre nós: a igreja celebra a Anunciação do Senhor

Nesta Quinta-feira, 25 a igreja católica celebra a Anunciação do Senhor. A festa da Anunciação marca o momento em que o anjo Gabriel, no pequeno vilarejo de Nazaré, anuncia a Maria sua próxima maternidade, segundo a narração do Evangelho de Lucas.

A celebração da Anunciação, episódio narrado no Evangelho de Lucas (LC 1, 26-38), tem origem nos primeiros séculos do cristianismo e se caracteriza por um elemento dogmático fundamental: a concepção virginal de Maria. De fato, desde os primeiros séculos, a Igreja professava a Encarnação de Deus através da concepção de uma Virgem. Com o Concílio de Niceia do ano 325 e o Concílio de Constantinopla foi estabelecido o Credo com o qual ainda hoje proclamamos que o Filho de Deus 'por nós homens e para a nossa salvação desceu dos céus e se Encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem'.

De acordo com os registros, a solenidade é bem antiga, em que possivelmente começou por volta do século IV na palestina. Por muito tempo, a comemoração foi alternada entre a encarnação do filho de Deus e a grandiosidade do 'sim' de Maria, que não hesitou em permitir que fosse feita a vontade do Senhor em sua vida.

Tal fator se dá, uma vez que ao falar-se da Virgem Maria não se pode ignorar a referência direta e imediata a seu filho Jesus Cristo. Portanto, no Concilio do Vaticano II, foi estabelecido a veneração da Igreja Católica pela mãe de nosso Senhor Jesus, ressaltando a sua importância no ciclo anual dos mistérios de Cristo, incluindo a Anunciação do Senhor, que foi o princípio de tudo.

Oração para celebrar a Anunciação do Senhor

Dentre tantas orações existentes que podem ser feitas para celebrar a solenidade da concepção de Jesus Cristo, pode-se citar a reza dedicada à Nossa Senhora da Anunciação. Através dela, manifesta-se a vontade de ser obediente a Deus como Maria foi e seguirmos firmes na fé:

Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada, ó Maria!

Crestes na mensagem divina e em vós se cumpriram grandes coisas, como vos fora anunciado.

Maria, eu vos louvo! Crestes na encarnação, o Filho de Deus no vosso seio virginal, e vos tornastes Mãe de Deus.

Raiou, então, o dia mais feliz da história da humanidade e Jesus veio habitar entre nós.

A fé é dom de Deus e fonte de todo bem, por isso, ó Mãe, alcançai-nos a graça de uma fé viva, forte e atuante que nos santifica cada dia mais.

Que possamos comunicar com a vossa vida a mensagem de Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida da humanidade.

Que Assim Seja.

Amém.