Escola Diocesana de Liturgia inicia 3ª  turma na Fadisi

A Diocese de Rio Branco iniciou nesta sábado (6), no auditório da Fadisi, a terceira turma da Escola Diocesana de Liturgia. O primeiro encontro reuniu mais de 60 agentes de pastorais, representantes das diversas paroquias e áreas missionárias da diocese. o espaço formativo é um pedido do Concílio Vaticano segundo.

“A Escola Diocesana de Liturgia, tem como novidade esse ano, 12 anos sequências com temas diferentes, daqueles que foram trabalhados em anos anteriores. São temas mais intensos, trabalhados de uma forma diferente, sem perder aquilo que é o mais importante, que é a liturgia enculturada, conforme o que nos pede o Concílio Vaticano segundo, que proporcione a participação ativa, plena e consciente dos fieis”, afirmou padre Jairo, coordenador da Escola Litúrgica.

Veja também: "É a espiritualidade do casal", diz diácono Crispim sobre retiro para agentes da Pastoral familiar

A Escola Litúrgica promoverá encontros mensais de formação durante dois anos. Segundo a secretária, Maria de Jesus, é importante que todas as lideranças de pastorais participem da formação.

“As paróquias anseiam por esse conhecimento, porque nós sabemos que quem comanda nossas paróquias e comunidades são os leigos, e os leigos precisam dessas informações para melhor celebrar o ministério pascal de Cristo”, afirmou.

Rafaela Oliveira, da área missionária Divina Misericórdia (Reprodução/TV Diocese)

Segundo Rafaela Oliveira, da área missionária Divina Misericórdia, a Escola Diocesana de Liturgia, é um espaço fundamental para a formação dos leigos sobre o assunto.

“Eu acredito que essa formação é muito importante, no sentido de busca de conhecimento, de aprendizado, porque todos os dias temos alguma coisa a aprender, a crescer e a acrescentar, tornado assim esse dialogo entre a liturgia, paroquianos e as pessoas que estão chegando na comunidade, para conhecer e entender melhor a liturgia”, conta.

Os interessados que não participaram da abertura, ainda podem começar a participar a partir do primeiro sábado do mês de maio.