Salve, São Jorge nosso Padroeiro!

Festa do Padroeiro da paróquia São Jorge

Presidida pelo pároco Padre Josivan Severino e assistida pelo Diácono Manoel Monte, neste sábado, 23, realizou-se a Missa Solene em honra a São Jorge. A celebração aconteceu na paróquia de São Jorge, no bairro das Placas na capital Rio Branco, com transmissão pela TV Diocese, canal 35.1, além das redes sociais da Diocese de Rio Branco.

Com o tema: "Salve São Jorge, nosso Padroeiro", a programação teve início no domingo (17), e encerrou-se neste sábado (23), com uma procissão, em seguida a Missa Solene e pôr fim a noite culminou-se com um arraial, com vendas de comidas típicas, bingos e um show da Banda Católica Sacramix.

Pe. Josivan comentou sobre a alegria de poder celebrar com todos os fiéis presentes, já que no ano anterior, por medidas de prevenção e segurança, o público das celebrações era reduzido, por conta da Pandemia da COVID-19:

“A alegria de celebrar o Setenário, e o dia do Santo padroeiro, São Jorge, é de muita importância, mas alegria maior é por termos todos os fiéis presentes este ano. Estou muito feliz e grato, como pároco dessa paróquia e de viver este momento único de fé”.

História de São Jorge

São Jorge, foi martirizado no ano de 303 e ficou conhecido como o “grande Mártir”. Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge, então, renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.

O Mártir, não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado.

‘Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora, apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e, ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.’

Jorge, foi um homem que, em nome de Jesus Cristo, pelo poder da Cruz, viveu o bom combate da fé. Compadeceu-se do povo, porque foi um verdadeiro cristão. Ele viveu sob o senhorio de Cristo e testemunhou o amor ao próximo.

Oração a São Jorge

‘Ó meu São Jorge, meu Santo Guerreiro e protetor, Invencível na fé em Deus, que por ele sacrificou-se, Traga em vosso rosto a esperança e abre os meus caminhos.

Ó Glorioso São Jorge, pela fé que em vós deposito: Guiai-me, defendei-me e protegei-me de todo o mal.

São Jorge, Traga a paz, amor e a harmonia ao meu coração, ao meu lar e a todos que estão em minha vida’.

Amém!