Fiel na missão de evangelizar, a Diocese de Rio Branco se reinventa para proporcionar a transmissão de missas aos fieis

Durante o período de isolamento social, a Diocese de Rio Branco adotou medidas para continuar com a celebração da santa missa, que por sua vez, passou a ser transmitida todos os dias na Tv e nas redes sociais da Diocese.

As missas  são transmitidas diariamente no canal da Tv Diocese, 35.1, e também pelo facebook da Diocese de Rio Branco. A equipe da Tv Diocese trabalha todos os dias para que as missas possam ir ao ar, para que os fiéis possam ter esse momento de comunhão sem sair de casa.

É possivel notar que durante as missas, que vários padres estão se revezando para presidir as celebrações, assumindo assim, o compromisso de levar a palavra de Deus a todos. ‘A igreja, fiel à sua missão de evangelizar, não poderia ter outra atitude neste momento que não fosse a defesa da vida, porque o Evangelho é vida. Cristo é vida, e nós devemos defender e promover a vida. Por isso, estamos nos reinventando e utilizando de todos os meios disponíveis para evangelizar e garantir a segurança e a vida em abundância para todos’, afirma o padre Jairo Coelho.

E no decorrer de todos esses meses de transmissão, as missas contam com a colaboração de diversas pessoas. São fiéis que colaboram com a liturgia, cantores, comentaristas, salmistas e leitores, sempre tomando todos os cuidados necessários para a preservação da saúde de todos.

Orcineide dos Santos, paroquiana da paróquia Divino Espírito Santo, participou de algumas missas transmitidas da capela Mãe da Divina Providência, realizando salmos e leituras, e fala sobre o sentimento em poder colaborar com a liturgia das missas, ‘foram nestas missas que me fortaleci durante esse tempo de pandemia em que vivemos, e foi uma experiência maravilhosa, tanto as que participei, como as que assisti de casa’.

De fato, as missas têm sido um alimento para a alma de quem está neste momento de isolamento social, como sabemos, além do medo de se contaminar com o vírus do Covid-19, outras doenças, dentre elas a ansiedade, depressão e crises de pânico podem se intensificar nesse período. Orcineide  fala também sobre essa questão, ‘recebi todos os dias as mensagens dos padres sobre fortalecimento, amor e paciência, para que tenhamos fé, e nessas palavras fui me fortalecendo, e graças a Deus não fui acometida por nenhum tipo de depressão, por morar sozinha e pensar que não poderia sair de casa’.

Assim como Orcineide, milhares de fiéis têm acompanhado as missas através da Tv, e segundo a fiel Paula Araújo, ‘está sendo uma emoção poder todos os dias ter este contato com Deus. É uma boa oportunidade, é gratificante podermos sentir a mesma emoção de está em nossa paróquia’.

Diante de todos os adventos e dificuldades causados pela pandemia, nos resta, enquanto cristãos católicos, permanecermos unidos em espírito e firmes na fé, acreditando que tudo há de passar e logo estaremos reunidos em nossas comunidades e paróquias experimentando o calor humano e a comunhão com Cristo nosso senhor. Paciência é o que nos pede o momento.