Hoje a igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz

Hoje, 14 de setembro, a igreja católica celebra a exaltação da Santa Cruz. E na Diocese de Rio Branco, será celebrada, às 18h, a missa presidida  pelo padre Marcos Souza, pároco da paróquia Santa Cruz, que será transmitida direto da capela mãe da Divina Providência, no facebbok da Diocese e no canal 35.1, TV Diocese.

A festa da exaltação da Santa Cruz se insere no calendário litúrgico desde longa data, e tem como sentido maior o de promover o reconhecimento do madeiro da Cruz como o instrumento de salvação do gênero humano, como sinal redentor de Cristo, como forma suprema pela qual Jesus, o Ressuscitado, quis fazer uso para nos mostrar a profundidade de Seu amor.

Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus. A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio.

Embora tenha todo este simbolismo por detrás da data, a essência principal da Festa da Exaltação da Santa Cruz é recordar e vivenciar a Paixão que nos libertou de nossas paixões; é exaltar a Cruz que condenou e esmagou o pecado em cada um de nós; é recordar dos cravos encravados nas mãos d‘Aquele que apagou o castigo do mal em cada um de nós. Afinal, todo aquele que olha a Cruz encontra Jesus Cristo que, 'existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz, (Fl 2,6-8).

Para o cristão de todos os tempos, a cruz sempre foi referência de sua fé. A cruz para o cristão estará sempre em evidência, como que nos recordando o amor de Jesus por nós e a nos recordar que, pela vida, seguindo o Cristo, nós mesmos teremos que enfrentar nossas cruzes.

Somente na cruz, entendemos a profundidade do amor de Jesus por nós e pela humanidade. Somente mirando a Cruz, conseguiremos nós também ser um reflexo do amor de Deus para o mundo que nos cerca!
'Bendita e Louvada seja no Céu a Divina Luz, e nós também cá na terra, louvemos à Santa Cruz!'