Hoje é celebrada Santa Edwiges, padroeira dos endividados

Hoje, dia 16 de outubro, a igreja celebra Santa Edwiges, conhecida como a padroeira dos pobres e endividados.

Edwiges nasceu na Alemanha, em 1174, filha de uma família nobre, desde pequena já apresentava desapego material e zelo espiritual. Casou aos 12 anos com um duque, juntos tiveram 7 filhos. Ao completar 20 anos, ela sentiu o chamado de Jesus, e, em conversa com seu marido, ambos resolveram que seguiriam o Senhor, mantendo no casamento o voto de abstinência sexual.

Dedicando-se à caridade, Edwiges usava grande parte de seus ganhos para ajudar os outros. Vendo que muitos eram presos por causa de dívidas, começou então, a ir em presídios saldar as contas com seu próprio dinheiro, libertando, assim, os encarcerados, conseguindo ainda um emprego a eles. Santa Edwiges construiu conventos e hospitais, protegeu órfãos e viúvas, cuidou dos leprosos e educou os jovens na fé cristã. Naquele tempo, os pobres que não conseguiam pagar dívidas eram presos, enforcadas e queimados na fogueira. Para salvá-los, Edwiges pagava as dívidas e intercedia junto ao marido para atenuar leis e impostos que oprimiam o povo. Assim, ela se tornou a padroeira dos endividados.

1. Ela e seu marido fundaram muitos mosteiros, entre eles o de Trebnitz, na Polônia, do qual sua filha Gertrudes se tornou abadessa. Henrique I construiu o Hospital da Santa Cruz em Breslau e Edwiges, um hospital para leprosos em Neumarkt, onde assistiram pessoalmente aqueles que sofriam desta doença. A santa também costumava ir à Igreja descalço na neve, mas levava os sapatos na mão para colocá-los imediatamente se encontrasse alguém.

Santa Edwiges viu seis de seus sete filhos falecer e também seu marido, vítima de uma doença contraída após ser mantido como prisioneiro de guerra. Após a morte de Henrique I, ela tomou o hábito religioso e se retirou para um convento, onde viveu até sua morte. Ela continuou  cuidando dos mais necessitados. Deus lhe concedeu o dom da profecia e milagres, operando assim, muitos milagres em enfermos.

Por um amor devotado à Nossa Senhora, carregava consigo uma pequena imagem de Maria Santíssima. Quando faleceu, no dia 15 de outubro de 1243, não conseguiram tirar a imagem de suas mãos. Algum tempo depois, ao transladarem seu corpo, a imagem estava empunhada pela santa e os dedos dela a seguravam intactos à ação do tempo. Santa Edwiges foi canonizada no ano de 1266 pelo Papa Clemente IV.

Oração

Ó Santa Edwiges, vós que na Terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante Te peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio que urgentemente preciso, especialmente que eu chegue à salvação eterna. Amém.