JMJ se iniciou na última terça-feira (01) na capital Lisboa em Portugal, com a chegada do papa Francisco. Um momento de grande importância para os católicos de todo o mundo.

Irmã Dominicana da Diocese de Rio Branco participa da JMJ em Lisboa.

“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial do ano de 2023 em Lisboa, Portugal. O evento acontece com catequeses, missas, adorações, momentos de orações, palestras e shows em diversos idiomas. Cada Jornada possui um hino no qual é construído baseado no tema retirado pelo Papa Francisco.

Irmã Deborah da Silva Lima, tem 45 anos e é religiosa Dominicana de Santa Maria Madalena. Em fevereiro deste ano de 2023, completou 25 anos de vida consagrada e está participando pela segunda vez de uma Jornada Mundial da Juventude. Sua primeira experiência foi na cidade do Rio de Janeiro em 2013, mas ressalta que é como se fosse a primeira vez no evento, que seus dias estão sendo muito ricos. “Várias experiências de fé e testemunho cristão,  sendo expressa publicamente, através da música, da oração, da dança e da diversidade cultural.  Momentos emocionantes e de encontro com diversas congregações e institutos. É a fé católica sendo expressa publicamente”, explica.

A chegada do Papa Francisco em Lisboa, parou a cidade. A entrevistada conta que todos pararam para acolhê-lo e agradecer o carinho do Papa com os portugueses. Além da vivência de fé no grande evento, todos se sentem muito felizes e formam novas correntes de amizade, exibem bandeiras nacionais e evocam o Papa Francisco com um lindo grito de guerra ‘Esta é a juventude do Papa!” É emocionante. finaliza Irmã Deborah.

A Jornada Mundial da Juventude foi criada em 1984 por São João Paulo II. O evento que ocorre de 4 em 4 anos tendo 6 dias de duração, promove um momento de celebração e aprendizado espiritual e de fé para os jovens católicos de todo o mundo. A JMJ acontece na cidade que é escolhida pelo Papa, onde o mesmo sugere um tema retirado de um versículo Bíblico. A intenção do movimento é alcançar novas gerações propagando assim, os ensinos da igreja.