Live marca início da fase de Escuta paroquial na Diocese de Rio Branco

Dando continuidade as atividades relacionadas ao Sínodo sobre a Sinodalidade convocado pelo Papa Francisco, a Diocese de Rio Branco, através da equipe diocesana de pastoral, coordenada pelo padre Anderson Marçal, promoveu uma Live Sinodal no último dia 22 de outubro na Paróquia São Judas Tadeu, em Rio Branco.

A Live explicou de modo prático o que é um Sínodo e aprofundou o tema da Sinodalidade. O padre Mássimo Lombarde, responsável pela síntese do documento sinodal que será usado nas paróquias, disse durante a live que um Sínodo sobre a Sinodalidade vai ajudar a Igreja a ter uma imagem mais clara sobre ela mesma, e ainda possibilitará que a Igreja redescubra a dinâmica do caminhar juntos em comunhão, participação e missão.

O Sínodo começou em Roma no dia 9/10/2021 e culminará lá em 2023. O processo sinodal na diocese ocorrerá em três fases, a primeira é a escuta paroquial, a segunda será a escuta dos organismos diocesanos e finalmente a escuta da sociedade civil. Ao final dessas três fases a coordenação diocesana de pastoral vai preparar e enviar uma síntese das respostas para a CNBB, que por sua vez reunirá as respostas de todas a dioceses do país e enviará para a secretaria do Sínodo em Roma. Esse mesmo processo acontecerá no mundo todo.

Através do chat do fecebook e do canal da diocese no You Tube, os paroquianos tiraram suas dúvidas e participaram do debate animado pelo Pe. Mássimo, Pe. Anderson e pelo Prof. Fábio Fabrício.

Durante a Live o Prof. Fábio Fabrício, apresentou detalhadamente a cartilha com o texto preparado para orientar os trabalhos e o questionário que deverá ser respondido pelos paroquianos. Fábio Fabrício também aproveitou essa live para dar sugestões de como as paróquias devem estimular a ampla participação de todos, sejam dos paroquianos engajados ou daqueles que participam esporadicamente a vida paroquial.

Pe. Anderson insistiu que as paróquias seguissem com muita atenção o prazo estabelecido para essa fase paroquial, que se estende de março a 30 de maio impreterivelmente. A coordenação Diocesana de pastoral vai encaminhar para as paróquias, a partir de segunda-feira dia 28 de março a cartilha, o folder e o link do questionário virtual, esse deve ser amplamente compartilhado através das redes sociais para possibilitar que mais pessoas participem dessa fase da escuta.

Entre as sugestões para facilitar a participação e escuta de todos apresentadas durante a live, destacamos que as paróquias e suas comunidades devem preparar uma missa para a abertura dos trabalhos sinodais, organizar uma equipe paroquial de articulação e ainda possibilitar um plantão sinodal, onde as pessoas tenham acesso ao folder explicativo, à cartilha, ao questionário impresso e também o virtual.

Para as realidades do interior a sugestão e utilizar o rádio para que as informações cheguem a todos, de maneira que também os que moram nos ramais e os ribeirinhos possam dar suas contribuições.  A coordenação diocesana de pastoral se colocou a disposição e vai na medida do possível assessorar presencialmente as paróquias nessa fase.