Mês vocacional: a vocação dos cristãos leigos e leigas

Nessa última semana de agosto, mês vocacional, é celebrada a vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços nas comunidades. A igreja reconhece essa vocação, e no Brasil, a celebrou no domingo, 23.  Os leigos compõem a maior parte da igreja e colaboram em nossas paróquias como catequistas, coordenadores de comunidades e muitos outros trabalhos apostólicos dentro do âmbito comunitário.

Muito mais que uma função ou serviço, essa vocação envolve uma verdadeira resposta apaixonada, uma dedicação que vai além do exercício de um ministério dentro da Igreja. Isso porque a primeira missão do cristão leigo é na família e na sociedade. A vocação dos cristãos leigos e leigas é tão importante quanto as demais. Elas se complementam.

Os leigos são corresponsáveis pela missão da Igreja, companheiros de caminhada e em quem se confia, a quem se recorre, em quem se acredita e a quem se dá espaço na decisão, no planejamento e na execução das várias atividades na Igreja, e isso pela própria essência de sua consagração batismal. Unidos a Cristo, através do Batismo, sacramento da fé, os leigos devem, portanto, estar atentos não só a uma pertença à Igreja, mas ‘ser’ e sentir com a Igreja que é mistério de comunhão.

Abraçando a vocação, o cristão leigo se coloca à disposição para as necessidades de sua comunidade de fé, podendo atuar nas mais diversas atividades pastorais. Tudo isso de forma voluntária e tendo que conciliar com as outras dimensões da vida, como família e trabalho.

Na  década  de  1970,  foi  idealizado  e instituído na Igreja do Brasil, o Conselho Nacional dos Leigos do Brasil(CNLB), um organismo de articulação, diálogo e integração das diversas organizações de leigos, que busca despertá-los para a consciência crítica e criativa, estimulando a sua participação como sujeitos eclesiais. Seu rápido sucesso desencadeou a estruturação em Conselhos Regionais e Diocesanos, agregando movimentos e associações laicais em todas as regiões do Brasil, realizando encontros nacionais e regionais, construindo caminhos de unidade e comunhão com a Igreja e a sociedade.

A riqueza e a diversidade dessa organização possibilitaram o surgimento de inúmeras iniciativas, das quais destacamos as Comunidades Eclesiais de Base –CEBs e as Pastorais Sociais, tais como: Pastoral da Criança, da Saúde, da Terra, dos Sem Tetos, da Moradia, do Menor, da Mulher Marginalizada, do Povo de Rua, Universitária, dos Migrantes, da Educação, da Pessoa Idosa, Carcerária, Afro-Brasileira, Sobriedade, entre outras.

Os leigos cristãos são, de fato, uma das maiores esperanças para o presente e para o futuro da evangelização que o Senhor nos pede. Parabéns aos nossos fiéis leigos e leigas, que cooperam eficazmente no anúncio do evangelho.