Rádio Web Providência    POPUP
 
Mês vocacional - vocação do matrimônio

A segunda semana do mês de agosto, de 9 a 15, é dedicada à vocação do pai, mãe e filhos e a viver em família. Por imitação do segundo domingo de maio – no qual é comemorado o Dia das Mães,  temos o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto. No Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se esse dia e depois o domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.


A pessoa que vive a Vocação Matrimonial é chamada ao serviço, a viver o amor conjugal em seu lar. Amor que deve ser vivido com fidelidade inviolável, promessa que é feita diante de Deus e da Igreja no dia do casamento.


Antônio Carlos Crispim, é diácono permanente a 10 anos, e casado a 25 anos com Jercileida Vieira, juntos têm duas filhas e um filho, e atuam a 22 anos na pastoral familiar, sendo um exemplo de casal que disse sim ao chamado de Deus. ‘A família é uma instituição criada por Deus, a unidade entre o homem e a mulher, Jesus consagrou quando em suas palavras disse: o que Deus uniu o homem não separa.  Unidade pelo amor, para o amor e com amor, acima de tudo’. Destaca o diácono Crispim.



No seio da família há sempre um chamado, sendo ele matrimonial, sacerdotal ou para outra forma de vida consagrada. Antônio Crispim acrescenta que, ‘o sacramento do matrimônio é a graça santificante de Deus para casal, para a família e para a comunidade, pelo sacramento do matrimônio somos chamados a servir um ao outro e não para ser servidos. E nós casais, queremos servir a Deus, servir pelos mais próximos, pela esposa, esposo, filhos, a comunidade e a humanidade’.


O diácono ressalta ainda, sobre o matrimônio em tempos de pandemia: ‘Em tempos difíceis, onde se acentuam as relações humanas, afetivas e espirituais, poderíamos dizer que o sacramento do matrimônio é a vocação para cuidar do outro, para cuidar da vida, cuidar com carinho, com amor, respeito e zelo.  É a vocação para o serviço do cuidado com a vida.’


Que a Sagrada Família de Nazaré nos anime e ilumine para continuarmos orando pelas famílias, para que possam resgatar o valor inalienável de “berço de todas as vocações”, especialmente, as sacerdotais e as matrimoniais.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas