Mês vocacional: vocação para a vida religiosa

No terceiro domingo de agosto se recorda a vocação à vida consagrada dos religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades.

Na Igreja do Brasil, lembramos dos consagrados e consagradas no domingo da Assunção de Maria. Na solenidade da Assunção de Maria ao céu, a Igreja lembra que a Mãe de Jesus é modelo para todos os cristãos, e, de forma particular, dos que se consagram a Deus pelos conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência. Hoje existem diferentes formas de vida consagrada, desde os que testemunham a fé em comunidades, apostólicas, contemplativas e monásticas.

O fundamento evangélico da vida consagrada está na relação que Jesus estabeleceu com alguns de seus discípulos, convidando-os a colocar suas existências ao serviço do Reino, deixando tudo e imitando mais de perto a sua forma de vida.

As comunidades e casas religiosas que existem atualmente em nossa Diocese são: Ordem dos Servos de Maria; Comunidade Obra de Maria; Comunidade Padres Redentoristas; Irmãs Servas de Maria Reparadoras; Irmãs Servas de Maria de Galeazza; Irmãs Josefinas; Monjas Beneditinas; Irmãs Dominicanas; Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora; Dominicanas da Anunciata; Irmãs de Nossa Senhora; Comunidade Padres Palotinos; Comunidade Companhia de Jesus; Comunidade Padres Passionistas; Irmãs Catequistas Franciscanas; Irmãs Missionárias da Doutrina Cristã; Irmãzinhas Imaculada Conceição; Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado; Comunidade Presença.

Cada forma de vida consagrada tem um carisma próprio, ou seja, seus fundadores decidiram e, depois, a Igreja os aprovou viver um ou mais aspectos do Evangelho de Jesus Cristo, numa forma radical e ampla, e ainda professar os conselhos evangélicos da pobreza, obediência e castidade como algo próprio e comum de todas as formas de vida consagrada.

A presença dos consagrados e consagradas em nossas comunidades é significativa e imprescindível, pelo que são, e pelos serviços que prestam nos diferentes campos pastorais. Os religiosos e religiosas encontraram novas maneiras de viver em comunidades e de animar as comunidades eclesiais e as pastorais específicas.

Vamos rezar pelos religiosos e religiosas, para que sejam entre nós sinais vivos e confiáveis do amor de Deus e de seu Reino. Com eles vamos formar a grande comunidade, que é a Igreja, em sua missão de evangelização.