Mês vocacional - vocação para o ministério ordenado

Entramos em agosto, o mês das vocações. Vocação é uma palavra derivada do verbo latino ‘vocare’ que significa chamar.  Portanto, é a resposta humana a um chamado divino.  O objetivo principal é o de conscientização das comunidades a respeito da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

A cada domingo a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação específica. Neste último domingo, 02, o primeiro de agosto, foi celebrado o dia do sacerdote, essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos. Padre Jairo Coelho fala sobre o dom do sacerdócio, ‘o sacerdócio é o encontro de duas liberdades.  A liberdade de Deus, que escolhe os que Ele quer. E a liberdade de quem é chamado. Quando a resposta é sim, então Deus consagra o seu escolhido para que possa fazer as vezes de seu filho Jesus aqui na terra’.

Normalmente a própria liturgia da Palavra, em especial a dos domingos, dá o tema principal da reflexão e meditação trazida para alimento do povo de Deus. É costume, neste mês, comemorarmos as diversas vocações a cada semana. Ao longo do mês, cada semana é dedicada à celebração de uma determinada vocação, sendo assim:

1ª Semana: vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos;

2° Semana: vocação para a vida em família (atenção especial aos pais);

3° semana: vocação para a vida consagrada: religiosos (as) e consagrados (as) seculares;

4ª semana: vocação para os ministérios e serviços na comunidade;

A cada ano, há uma temática a ser refletida no período pela Igreja no Brasil. Em 2020, a inspiração principal do mês vocacional está em sintonia com a Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco, a Christus Vivit, apresentada aos jovens e que traz orientações pastorais para toda a Igreja. O Tema é “Amados e Chamados por Deus”, e o lema “És precioso aos meus olhos. Eu te amo”  (Is 43,1-5)