A Missa do Crisma, ocorreu na manhã deste Sábado, dia 07 de maio, na Diocese de Rio Branco.

Missa dos Santo Óleos: Celebração da Unidade

Devido à pandemia da Covid-19, alguns compromissos Pastorais foram afetados.
Excepcionalmente este ano, a Missa do Crisma, também chamada “Missa dos Santos Óleos”, ocorreu na manhã deste Sábado, dia 07 de maio, na Diocese de Rio Branco.
A Missa do Crisma, foi celebrada na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, com a bênção dos santos óleos e a renovação das promessas sacerdotais.
É nesta Celebração que são abençoados os óleos que são utilizados na administração dos sacramentos durante o ano. Também conhecida como Missa da Unidade, a liturgia matutina deste Sábado reuniu todos os presbíteros da diocese em torno do seu Bispo Dom Joaquín. De acordo com o Pontifical Romano, essa Missa é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do bispo e sinal da íntima união dos presbíteros com ele.

Mas quais são esses óleos e como são usados durante o ano?

Os Santos Óleos preparados na Missa estão relacionados aos Sacramentos. Os óleos que foram abençoados são: dos Catecúmenos, dos Enfermos e o Santo óleo do Crisma.
O óleo dos Catecúmenos é utilizado no Sacramento do Batismo, ungindo o peito da pessoa que será batizada.
O óleo dos Enfermos é concedido àqueles “que estão doentes, em perigo de vida, ungindo-os na fronte e nas mãos”.
Já o óleo do Crisma recebe, durante a consagração, a mistura do bálsamo, o que lhe confere um cheiro agradável, e também o sopro do bispo, como sinal do Espírito Santo. O Pontifical Romano ensina que “é com o santo crisma consagrado pelo bispo que os recém-batizados são ungidos e que os confirmandos são marcados”. Assim, após receber a água do batismo, é feita a unção pós-batismal com óleo do Crisma, cuja oração pede que o Espírito Santo consagre aquele novo cristão com o óleo santo “para que participem da missão do Cristo, Sacerdote, Profeta e Rei, e sigam os passos de Jesus permanecendo no seu povo até a vida eterna”.
Também são ungidos com o óleo consagrado aqueles que recebem o Sacramento da Crisma, conferido enquanto o ministro traça o sinal da cruz sobre a fronte do crismando e pronuncia as palavras da fórmula. O cheiro agradável O bálsamo misturado ao óleo faz com que este signifique a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve exalar “o bom perfume de Cristo”.
Por fim foi entregue, pelas mãos do Bispo, kits com os três óleos consagrados para cada representante paroquial.

Fonte: Pontifical Romano.