Missa dos Santos Óleos: veja como foi a celebração de quarta-feira Santa na Catedral

A Missa dos Santos Óleos foi celebrada nesta quarta-feira (17), na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, presidida pelo bispo diocesano, dom Joaquín Pertíñez. Na oportunidade, todos os padres da Diocese de Rio Branco, renovaram suas promessas sacerdotais, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo.

Com a presença de centenas de fiéis, na celebração, três óleos foram abençoados pelo bispo: crisma, catecúmeno e enfermos. O primeiro será usado na confirmação, significando o dom do Espírito no batismo, na crisma. O segundo, para conceder a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo. E o terceiro, que traz o conforto e a força do Espírito para o doente no momento de seu sofrimento.

Santa Missa dos Santos Óleos na Catedral (Foto: Edinho Maciel/TV Diocese).

“É uma missa muito significativa, muito importante, porque esses óleos,  abençoados aqui, serão levados para todas as paróquias da nossa diocese para serem usados durante todo o ano, até o próximo ano, que serão abençoados de novo e, portanto, esse é o sentido da unidade, e da comunhão, que fazemos parte da mesma igreja”, disse dom Joaquín.

A data de ontem, também é dedicada aos padres, por isso, o bispo fez questão de homenagear o clero ao final da celebração. Padre Asfury, pároco da paróquia Cristo Libertador, agradeceu o reconhecimento.

Padres recebem homenagem na quarta-feira Santa (Foto: Edinho Maciel/TV Diocese).

“São 38 anos, servindo a igreja como sacerdote. É um quadro que registra esse tempo de serviço na igreja, sobretudo na evangelização, eu estou muito feliz e muito honrado por essa homenagem”, comentou.

A programação da Semana Santa continua nesta quinta-feira (18), na Catedral, com a Missa do Lava Pés, às 19h e em seguida, Adoração ao Santíssimo, a partir das 20h30.